O D9VK 0.21 foi lançado hoje como o mais novo recurso de lançamento deste projeto que implementa a API Direct3D 9 sobre o Vulkan.
D9VK 0.21 implementa mais Direct3D 9 sobre a funcionalidade Vulkan
A versão D9VK 0.21 implementa:
- mais recursos de mesclagem;
- suporte para bloqueio de imagens MSAA com resolução imediata;
- bloqueio de imagens de estêncil de profundidade;
- suporte ao formato de vídeo YUVY/YUV2 via sombreadores de computação;
- e outros recursos agora conectados à funcionalidade de função fixa D3D9/DXSO/.
Várias melhorias de desempenho também estão presentes.
A versão D9VK 0.21 traz várias correções de bugs também nesta implementação cada vez mais útil do Direct3D-over-Vulkan. Assim, deve ajudar a executar jogos mais antigos do Windows no Linux via Steam Play (Proton)/Wine.
Mais detalhes sobre o D9VK 0.21 via GitHub.
Driver AMDVLK 2019.Q3.6 Vulkan traz novas extensões e ajuste de desempenho
O driver Vulkan Linux de código aberto AMDVLK da AMD saiu recentemente, sendo que o último foi há quase um mês. Mas hoje eles finalmente marcaram seu próximo marco e, dado o tempo decorrido, há vários novos recursos e melhorias.
O AMDVLK 2019.Q3.6 é o mais recente instantâneo de fonte do driver oficial do Vulkan Linux que agora está disponível no GitHub.
As extensões recém-suportadas pelo AMDVLK incluem VK_AMD_device_coherent_memory, VK_EXT_line_rasterization e VK_EXT_calibrated_timestamps.
Na frente do desempenho, houve ajuste em torno dos shaders para Serious Sam Fusion 2017 e Dawn Of War 3.
Outros trabalhos nesta atualização de driver AMDVLK incluem:
- uma correção de corrupção do jogo Elite Dangerous;
- correções de vazamento de memória Vulkan;
- ajustes de NGG para GFX10;
- compilação assíncrona de módulo shader em XGL;
- e outras correções em toda essa pilha de drivers de código aberto apoiada por LLVM.
Via Phoronix