CloudCompare é um software muito utilizado para processamento de nuvem de pontos 3D, geralmente aqueles obtidos através do uso de scanners a laser. Além disso, o software também consegue funcionar tranquilamente com malhas triangulares e imagens calibradas. Hoje, saiba como instalar o CloudCompare no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Um software de processamento de nuvem de pontos 3D, utilizando pacote flatpak.
Basicamente, o CloudCompare vai fornecer um conjunto de ferramentas para editar ou renderizar manualmente nuvens de pontos 3D e malhas triangulares. E não é só isso, há também vários algoritmos de processamentos, e são eles que vão garantir que os itens abaixo possam executados:
- projeções (com base em eixo, cilindro ou cone desenrolando,…)
- registro (ICP,…)
- computação à distância (nuvem-nuvem ou nuvem-malha a distância do vizinho mais próximo,…)
- computação estatística ( teste qui-quadrado espacial,…)
- segmentação ( rotulagem de componentes conectados , propagação frontal baseada,…)
- estimativa de características geométricas (densidade, curvatura, rugosidade, orientação do plano geológico,…)
CloudCompare também pode manipular campos lineares limitadores por nuvem de pontos, e é justamente neste momento em que é possível utilizar os algoritmos para suavização, avaliação de gradiente, estatísticas e muitas outras possibilidades.
Caso o usuário queira, também pode segmentar interativamente entidades 3D com uma polilinha 2D desenhada na tela. Pode girar, converter interativamente uma ou mais entidades. E essa última versão também suporta a criação de etiquetas 2D anexadas a anotações de pontos ou áreas retangulares.
Por fim, e não menos importante, o CloudCompare está disponível nas plataformas Windows , Linux e Mac OS X , para arquiteturas de 32 e 64 bits. É desenvolvido em C ++ com Qt.
Neste tutorial: Saiba como instalar o CloudCompare no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Um software de processamento de nuvem de pontos 3D!
Instalando o CloudCompare no Ubuntu e derivados!
Para instalar o CloudCompare no Ubuntu 19.04, Ubuntu 18.04, Ubuntu 18.10, Ubuntu 16.04 ou superior, execute o comando abaixo. Vale lembrar que neste processo de instalação, vamos utilizar um pacote Flatpak, então caso você já tenha instalado e ativado o Flatpak no Ubuntu ou Linux Mint, pode pular para o Passo 4.
Passo 1 – Instalar e ativar o suporte ao Flatpak no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub, que é onde vamos baixar e instalar o CloudCompare para seguir com o processo de instalação no Ubuntu, Linux Mint ou derivados:
Passo 3- Agora, precisamos reiniciar o sistema, em seguida, volte neste tutorial e prossiga com a instalação! Para reiniciar você pode utilizar o botão padrão do seu ambiente, ou execute o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do CloudCompare no Ubuntu, Linux Mint e derivados:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o CloudCompare no Fedora e derivados!
Para instalar o CloudCompare no Fedora, execute os comandos abaixo. Lembrando que o Fedora já vem som suporte ao Flatpak habilitado, então basta executar os comandos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do CloudCompare no Fedora:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o CloudCompare no Debian e derivados!
Para instalar o CloudCompare no Debian, execute os comandos abaixo. Caso você já tenha o Flatpak ativado e habilitado no seu Debian, pule para o passo 4, que seria da instalação:
Passo 1 – Instalar o suporte ao Flatpak no Debian:
Passo 2 – Vamos adicionar o repositório do Flathub:
Passo 3 – Reinicie o sistema, você pode fazer isso manualmente utilizando o botão do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – E agora, vamos executar o comando para instalar o CloudCompare no Debian ou derivados. Observe que o comando abaixo está com o sudo, caso você não o tenha habilitado, remova o sudo e instalar usando o ROOT mesmo:
Passo 5 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o CloudCompare no CentOS e derivados!
Para instalar o CloudCompare no CentOS, execute os comandos abaixo. Vale lembrar que assim como o Fedora, o CentOS também vem com suporte ao Flatpak por padrão, então basta seguir os passos abaixo:
Passo 1 – Execute o comando de instalação do CloudCompare no CentOS:
Passo 2 – Comando para executar a aplicação:
Instalando o CloudCompare no openSUSE e derivados!
Para instalar o CloudCompare no openSUSE, execute os comandos abaixo. Vamos utilizar um repositório. Caso você já tenha o suporte ao Flatpak instalado e habilitado no openSUSE, pule para o passo 4:
Passo 1 – Instalar o Flatpak
Passo 2 – Agora, vamos adicionar o repositório Flathub:
Passo 3 – Vamos reiniciar, faça isso usando o botão de reiniciar do seu ambiente ou o comando abaixo:
Passo 4 – Execute o comando de instalação do CloudCompare no OpenSUSE:
Passo 5 – Comando para executar o CloudCompare:
É isso, esperamos ter ajudado você a instalar o CloudCompare no Linux!