Seth Bloom, ex-conselheiro geral do Subcomitê Antitruste do Senado e ex-advogado da Divisão Antitruste do Departamento de Justiça, disse que o Google está “em sérios problemas” em relação ao escrutínio antitruste de muitos lugares diferentes. Portanto, o principal advogado antitruste alerta que o Google está com sérios problemas.
Bloom disse que o Departamento de Justiça assumiu a investigação da Google pela FTC, o que é raro e é um sinal da seriedade da investigação. Além disso, 48 estados estão investigando o Google e há interesse de democratas e republicanos. “É único ter essa verificação de ambos os lados”, disse Bloom.
Google está com sérios problemas, alerta principal advogado antitruste
Suas observações foram feitas durante um painel de discussão organizado pelo Save Journalism Project – fundado por repórteres demitidos. A organização ativista culpa o Google e o Facebook por dizimar as receitas de anúncios de jornais e revistas independentes, resultando em um grande número de demissões e colocando em risco a imprensa livre.
Os monopólios não são ilegais sob nossas leis antitruste, porém a conduta de exclusão é ilegal, disse ele. É provável que os investigadores norte-americanos sigam as investigações antitruste européias. Isso resultou em várias multas maciças no total de mais de US $ 9 bilhões.
Da mesma forma, Bloom apontou o sucesso das investigações da UE que consideraram o Google culpado de promover seus próprios negócios em detrimento de outros, e recebeu uma multa de US$ 5 bilhões.
Tendência é julgar Google e Facebook culpados
Bloom trabalha em questões antitruste do Goggle desde 2011 – essas foram as primeiras audiências do governo sobre as práticas comerciais da gigante das buscas.
A Microsoft foi considerada culpada de conduta excludente ao insistir que seu sistema operacional tivesse que ser carregado nos PCs e integrar o software concorrente. O Google tem insistido que as empresas que licenciam seu sistema operacional Android também precisam carregar aplicativos do Google.
Bloom disse que há sérios problemas com a proibição de cookies de terceiros sob o disfarce de privacidade do usuário, enquanto coleta todos os dados que deseja. Este é um exemplo claro de conduta excludente.
Laura Bassett, co-fundadora do Save Journalism Project, disse: “Uma ou duas empresas não devem ter o poder de prejudicar a imprensa livre nos EUA”.
Fonte: ZDNet