O Twitter promete introduzir novas regras contra os deepfakes, especialmente quando eles podem “ameaçar a segurança física de alguém ou causar danos offline”. Dessa forma, a rede social anunciou que está trabalhando em regras criadas para abordar o que chama de “mídia sintética e manipulada” postada em seu site. Assim, fotos, vídeos e áudios que foram significativamente alterados para fabricar eventos que nunca aconteceram se enquadram nessa classificação.
Twitter promete regras contra deepfakes
A empresa diz que está dando esse passo pois precisa considerar os possíveis danos que os deepfakes compartilhados no Twitter podem causar. No entanto, antes de lançar as novas regras ele executará um período de feedback para dar aos usuários a chance de ajudar a empresa a refiná-los antes de irem ao ar.
Desse modo, cada vez mais gigantes da tecnologia e redes sociais vêm se posicionando e encontrando maneiras de combater os deepfakes, que podem ser usados como uma ferramenta para campanhas de desinformação e para criar conteúdo que pode prejudicar a vida das pessoas. A Amazon se juntou recentemente ao Deepfake Detection Challenge do Facebook, que visa criar ferramentas de código aberto que organizações e governos podem usar para detectar mídias alteradas. Além disso, a Microsoft também faz parte da iniciativa, juntamente com o MIT e a Universidade de Oxford, entre outros. O próprio Twitter proibiu a pornografia deepfake em 2018.
Veja a thread do Twitter (em inglês) sobre as novas políticas da rede social:
https://twitter.com/TwitterSafety/status/1186403736995807232?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1186403736995807232&ref_url=http%3A%2F%2F216.238.112.241%2Fwp-admin%2Fpost.php%3Fpost%3D59786%26action%3Dedit
Afinal, você já ouviu falar dos vídeos deepfakes? Veja essas imitações de celebridades usando deepfake que são igualmente surpreendentes e alarmantes.
Além das empresas citadas acima, o Google também lançou dados para derrotar vídeos deepfakes.
Neste artigo, você viu que o Twitter promete introduzir novas regras contra deepfakes.
Se gostou, não deixe de compartilhar!
Fonte: Engadget
Leia também:
Facebook, Microsoft e acadêmicos lançam competição de detecção de deepfake