SteamOS Compositor da Valve começa a ter novidades

SteamOS 3.6.9 Beta da Valve traz correções e suporta mais controladores
SteamOS

O SteamOS Brewmaster não tem atualizações há algum tempo. O SteamOS 2.195 saiu com pequenas atualizações, embora recentemente o repositório SteamOS Compositor GitHub da Valve tenha visto alguma atividade. Isto acendeu esperanças de que pudéssemos ver um novo lançamento ainda este ano. Bem, seria realmente ótimo ver um lançamento re-baseado no Debian 10 “Buster”, porém, qualquer atividade seria bem-vinda, mesmo com todas as atualizações de infraestrutura de drivers gráficos do Linux que eles financiaram nos últimos tempos. Assim, o SteamOS Compositor da Valve começa a ter novidades.

A atividade do SteamOS Compositor em sua árvore de origem trouxe todas as alterações internas que não fizeram parte do repositório GitHub voltado para o público. Essa solicitação de recebimento foi enviada por Simon McVittie, da Collabora. Estes foram os primeiros commits no SteamOS-Compositor GitHub desde abril de 2018.

SteamOS Compositor da Valve começa a ter novidades

SteamOS Compositor da Valve começa a ter novidades

As mudanças não são novas, pois foram enviadas aos usuários do SteamOS como pacotes Debian. No entanto, o trabalho agora na árvore de fontes inclui correções para problemas de login, preferindo saídas HDMI/DP em relação a outros monitores, suporte para ampliação da tela, bits de manipulação do cursor e outras correções.

Enquanto isso, no início deste mês, assistimos a um trabalho inicial sobre Meson. O SteamOS-Compositor está tendo o sistema de compilação do Meson funcionar por Pierre-Loup Griffais, mas esse processo de meson ainda não está completo. É bom, pelo menos, ver novos trabalhos entrando no SteamOS-Compositor, embora não sejam muito significativos.

Seria empolgante ver um novo lançamento do SteamOS baseado no Debian 10 e rodando com o mais recente suporte a drivers gráficos do Linux, exibindo suas melhorias de manipulação de VR HMD e talvez até permitindo seu modo Xrdesktop que eles têm / tinham financiado, entre outros esforços de infraestrutura. O SteamOS (jogos para Linux) é muito mais capaz agora do que quando o SteamOS/Steam Machines fez as primeiras ondas, graças em grande parte ao Steam Play com Proton/DXVK por permitir que um número crescente de jogos do Windows funcione bem no Linux.

O que você espera ver no SteamOS no futuro?

Fonte: Phoronix