A versão sem fio do Android Auto foi anunciada há quase dois anos. Porém, isso não significa necessariamente que as montadoras correram para adotá-la. A Ford, por exemplo, deve adotar o sistema em seus carros já a partir de 2020. Pelo menos nos Estados Unidos, país sede da montadora. E a montadora norte-americana Ford anuncia Wireless Android Auto e Apple CarPlay para os modelos 2020.
De fato, apenas algumas empresas realmente trouxeram a opção de conectividade sem fio para seus veículos. A grande maioria é conectada à internet mas com o uso de fios.
Ford anuncia Wireless Android Auto e Apple CarPlay para os modelos 2020
No entanto, parece que a Ford quer ser uma das primeiras a se livrar de fios. Então, vários modelos 2020 virão por padrão com o Android Auto sem fio e o Apple CarPlay.
Em um comunicado de imprensa lançado esta semana, a Ford diz que o SYNC 4 oferecerá suporte a conexões sem fio com dispositivos Android e iPhones, com vários recursos extras que incluem carregamento sem fio.
Os clientes continuarão sendo capazes de usar Bluetooth e Wi-Fi para permitir a operação simultânea de entretenimento no veículo e navegação de dispositivos móveis, fornecendo chamadas, músicas e outros recursos a serem controlados através do visor do veículo. A capacidade de carregamento sem fio disponível também significa que você pode aprimorar seu smartphone compatível, mesmo deixando os cabos em casa, diz a Ford.
O compromisso do Google com o AA
E, como cada vez mais fabricantes de automóveis pareçam estar prontos para levar o AA sem fio para seus carros, a única coisa que resta ao Google é realmente se preocupar com a plataforma de automóvel.
A empresa sediada em Mountain View lançou um importante facelift do Android Auto no início deste ano. No entanto, desde então, a experiência com este produto tem sido irregular. A última atualização, por exemplo, está causando grandes problemas nos aplicativos de navegação, incluindo aqui o Google Maps e o Waze. Além de travamentos eles reiniciam ocasionalmente. Do mesmo modo, não fornecem um rastreamento preciso do GPS.
Enquanto isso, o Google provavelmente está se concentrando mais no Android Automotive, o novo sistema operacional desenvolvido especificamente para painéis de veículos. Em comparação com o AA, que depende de um telefone como dispositivo de alimentação, o Android Automotive executa o Android completo dentro de um carro sem a necessidade de um dispositivo móvel complementar.
Aos brasileiros resta esperar. Aqui no Brasil, a situação da Ford é incerta pois fechou a fábrica dela mais antiga do país, em São Bernardo do Campo (SP) e que tinha 52 anos de atuação. Nos últimos meses, a fábrica de São Bernardo produzia apenas caminhões. O último modelo de automóvel a ser montado na planta foi o Fiesta, cuja fabricação foi encerrada no fim de julho. O fechamento da fábrica do ABC faz parte de um programa global de reestruturação iniciado pela Ford no ano passado. No entanto, ela continua montando carros em Camaçari (BA) e peças em Taubaté (SP).
Com informações de Softpedia.