Após um 2019 (que ainda não acabou) de retração nos investimentos, os gastos com tecnologia no Brasil crescerão 2,5% no Brasil. Porém, isso só deve ocorrer em 2020. Segundo a empresa de consultoria Gartner, este percentual é o equivalente a US $ 64 bilhões (cerca de R$ 264 bilhões na cotação do dólar em R$ 4,14). Sendo assim, os investimentos em TI devem aumentar no Brasil em 2020.
Investimentos em TI devem aumentar no Brasil em 2020. Porém, para onde irão os recursos?
As demandas por conformidade regulatória – como as novas regulamentações de proteção de dados (LGPD) a serem aplicadas no próximo ano – são uma prioridade para as organizações locais.
A segurança baseada em nuvem deve crescer 41,2% nos próximos cinco anos. As despesas gerais de segurança no Brasil tiveram um aumento geral de 10,5% em 2019, afirma o analista.
Não se trata apenas de manter os ‘bandidos’ de fora, diz o vice-presidente de pesquisa da Gartner, John-David Lovelock. Há também uma crescente necessidade de cumprir com tarifas e política comercial, direitos de propriedade intelectual e leis de privacidade como o LGPD.
No entanto, o Gartner observou que o Brasil gasta apenas 2% de todo o seu investimento em TI em serviços de nuvem pública e pode ser considerado um retardatário nesse sentido.
Os países com os menores investimentos estão atrás dos Estados Unidos em termos de gastos nuvem em quatro anos ou mais. Estes países têm sido mais lentos para abraçar totalmente a computação em nuvem como um todo, diz Lovelock.
Os líderes empresariais brasileiros e os CIOs estão cientes dos avanços digitais em outras geografias e definem [estratégias] de acordo com esses players.
Neste ano, queda
Da mesma forma, a previsão dos analistas é que os gastos com tecnologia no Brasil para 2019 diminuirão 4,6%, em linha com as tendências globais.
A Gartner estima que os gastos globais com TI em 2019 cheguem a US $ 3,7 trilhões, um aumento de 0,4% em relação ao ano anterior. Orçamentos em todo o mundo deve ver uma melhoria global em 2020, de acordo com o analista, com um aumento de 3,7 por cento.
Fonte: ZDNet