O Mesa 19.2.5 nem bem fez a estreia no início desta semana e já foi substituído. Agora a v19.2.6 já foi lançada devido ao lançamento anterior ter interrompido as compilações do IBM POWER. Segundo comunicado oficial, o Lançado o Mesa 19.2.6 devido a problemas de compilação.
O Mesa 19.2.5 trouxe suporte ao PowerPC de 64 bits no LLVMpipe para usar o modelo de código grande do LLVM para shaders compilados por JIT, já que para processos grandes como GNOME Shell e Firefox, poderia haver problemas de espaço de endereço nos modelos de código médio ou pequeno. O uso desse modelo de código maior não causa nenhum impacto mensurável no desempenho do LLVMpipe. No entanto, o commit apresentou alguns problemas quando foi portado para a série Mesa 19.2.
Lançado o Mesa 19.2.6 devido a problemas de compilação
O Mesa 19.2.5 acabou introduzindo um erro de compilação no PPC64LE devido à alteração. Porém, agora isso foi resolvido e justificou a liberação imediata do 19.2.6. O Mesa possui integração contínua para tentar evitar versões quebradas. Entretanto, até o momento, o foco está principalmente no x86_64 (e em uma extensão crescente, mas menor, no ARM). A maioria dos esforços de CI da Mesa é dirigida pelos robustos laboratórios e recursos da Intel.
O Mesa 19.2.6 também pegou algumas correções no Broadcom V3D e algumas outras mudanças mundanas no curto espaço de tempo desde o Mesa 19.2.5.
O principal desenvolvedor do projeto do Mesa, Dylan Baker, que havia anunciado a versão anterior, justificou assim a chegada da nova versão do Mesa 19.2.6:
Estou lançando uma nova versão do mesa 19.2.x para resolver a impossibilidade de compilação no PPC devido a um backport ruim. Existem alguns patches adicionais aqui porque eu não queria separá-los e, de qualquer forma, eles são todos estáveis, declarou na lista oficial.
A lista de alterações do Mesa 19.2.6 pode ser encontrada no Mesa-dev.
Fonte: Phoronix