Os smartphones da Sony podem ter ficado para trás da concorrência nos últimos anos, mas a demanda por seus sensores de imagem é tão alta que suas fábricas de chips estão funcionando sem parar durante as festas de fim de ano.
Sony e a alta demanda por sensores de imagem
Conforme relatado pela Bloomberg, este é o segundo ano em que a Sony teve de operar suas fábricas dia e noite durante todo o feriado para tentar acompanhar a demanda de componentes.
Terushi Shimizu, chefe da unidade de negócios de semicondutores da Sony, disse:
Estamos tendo que pedir desculpas aos clientes porque simplesmente não conseguimos fabricar o suficiente.
Com os fabricantes de smartphones colocando um foco maior na qualidade e no número de câmeras que aparecem em seus dispositivos, os negócios de sensores da Sony entraram em cena. A empresa japonesa está dobrando seus investimentos neste segmento para US$ 2,6 bilhões este ano. Além disso, a empresa está construindo uma nova fábrica em Nagasaki, embora ela não fique pronta até abril de 2021.
Shimizu disse:
A julgar pela maneira como as coisas estão indo, mesmo depois de todo esse investimento em expansão de capacidade, ainda pode não ser suficiente.
Depois do PlayStation, os semicondutores são agora o segmento de negócios mais lucrativo da Sony.
Expansão à vista
A Sony revelou no início deste ano que controla 51% do mercado de sensores de imagem. Seu objetivo é aumentar esse percentual para 60% até o ano fiscal de 2025. Além disso, a Sony espera que a demanda por sensores de tempo de voo (ToF) comece a aumentar no próximo ano, principalmente porque os iPhones de 2020 deverão apresentar sensores ToF. Eles medem o tempo necessário para que um feixe de infravermelho bata em um objeto e retorne ao sensor, permitindo informações de profundidade mais precisas que podem ajudar no desfoque de fundo e em fotografias com pouca luz.
Shimizu disse:
Este foi o ano zero para o ToF. Quando começarem a ver aplicações interessantes dessa tecnologia, isso motivará as pessoas a comprar novos telefones.
Em maio, a Sony disse que não venderia seu segmento não lucrativo de smartphones, que vende apenas 6,5 milhões de aparelhos anualmente. A empresa deve lançar um novo carro-chefe, o Xperia 3, na MWC em Barcelona em fevereiro de 2020.
Fonte: Tech Spot