A popular empresa de alto-falantes inteligentes Sonos está processando o Google em dois tribunais por supostamente roubar sua tecnologia de alto-falante, de acordo com o The New York Times. Sonos diz que o Google está violando pelo menos cinco patentes relacionadas à sincronização sem fio de vários alto-falantes. A empresa está buscando a proibição de todos os alto-falantes, smartphones e laptops do Google nos Estados Unidos, além de restituição financeira.
Sonos está processando o Google por copiar tecnologia de alto-falante
O CEO Patrick Spence, em comunicado ao Times, disse:
O Google tem copiado descaradamente e conscientemente nossa tecnologia patenteada. Apesar de nossos esforços repetidos e extensos nos últimos anos, o Google não demonstrou vontade de trabalhar conosco em uma solução mutuamente benéfica. Ficamos sem opção a não ser litigar.
Segundo Sonos, toda a questão decorre da parceria de 2013 entre as duas empresas. O Google não produzia alto-falantes na época e o esforço foi feito para tornar o Sonos compatível com o Google Play Music. No entanto, as coisas desmoronaram quando o Google lançou o Chromecast Audio, os smartphones Pixel e a linha de alto-falantes inteligentes do Google Home. A Sonos alega que todos esses produtos usam a tecnologia patenteada da Sonos à qual o Google teve acesso durante a parceria anterior.
A Sonos descobriu o comportamento infrator usando um farejador de pacotes para monitorar o tráfego IP de um aparelho Google Home. Eles perceberam que o Google estava usando a abordagem da Sonos para “resolver uma variedade de desafios tecnológicos”. Além disso, a Sonos diz que a Amazon violou suas patentes com seus alto-falantes Echo. No entanto, Sonos não queria lutar contra dois gigantes da tecnologia de uma só vez.
Tentativas de conciliação
O Times observa que os executivos da Sonos repetiram o aviso ao Google de que ele estava infringindo cerca de 100 patentes em um período de quatro anos. No entanto, o Google parecia não ter dado muita resposta, apesar de afirmar que a Sonos também violou algumas de suas patentes. A Sonos então tentou um método mais conciliatório, tentando elaborar um modelo que envolvia pagamento de taxas de licenciamento. O Google respondeu com um modelo que pagava quase nada nas taxas de licenciamento.
Por fim, a Sonos também está sentindo o aperto da Amazon e do Google, diminuindo o preço dos seus alto-falantes. Enquanto o alto-falante Sonos mais barato custa US$ 200, o Google Home Mini e o Amazon Echo Dot custam cerca de US$ 50. Os executivos da Sonos estão preocupados com o fato de a Amazon e o Google estarem simplesmente inundando o mercado com alto-falantes baratos com o objetivo maior de vender anúncios e coletar dados. Enquanto isso, a Sonos ainda conta com os dois gigantes da tecnologia para acessar seus respectivos assistentes digitais e vitrines.
Fonte: Tech Spot