SQL e Java são as principais habilidades de programação no momento

Leonardo Santana
Leonardo Santana
Dos entrevistados, mais da metade dos desenvolvedores relatou que recebeu pagamento por contribuições de software de código aberto (FOSS) de seu empregador ou de terceiros.

Você pode ser um aspirante a programador ou estar procurando um novo projeto. Mas é sempre bom ficar de olho nas principais habilidades de programação exigidas pelos empregadores. Neste artigo, veja por que SQL e Java são as principais habilidades de programação no momento.

SQL e Java: as principais habilidades de programação

Os empregadores realmente querem desenvolvedores de software que possam manter bancos de dados com SQL e desenvolver projetos em Java. Em 2019, outros relatórios também confirmaram que SQL e Java são as principais habilidades tecnológicas exigidas pelos empregadores.

O relatório mais recente vem do Dice.com, que analisou dados de habilidades de programação da Burning Glass (uma empresa de software de análise que fornece dados em tempo real sobre crescimento de empregos, habilidades em demanda e tendências do mercado de trabalho).

O gráfico abaixo (com dados obtidos dos últimos 30 dias) mostra claramente que, quando se trata de habilidades de programação, o SQL é a principal habilidade de programação para os empregadores.

SQL e Java são as principais habilidades de programação no momento
Imagem: Reprodução | Fossbytes.

A segunda habilidade de programação sob demanda é o Java, que continua dominando os gráficos há décadas.

Por que as tecnologias antigas são as mais visadas

Além disso, é interessante notar que outras tecnologias que receberam uma alta classificação, como Python e Linux, também são muito antigas (especialmente para os padrões de tecnologia). Isso pode ser devido ao fato de que muitas empresas criaram seus aplicativos herdados usando essas linguagens e ferramentas e, portanto, devem continuar usando-os.

Outra razão muito forte por trás desses rankings é a prevalência dessas habilidades. Sempre existem candidatos que sabem como usar essas técnicas de programação.

Agora, essa é uma consideração importante para empresas que não desejam passar meses procurando por um desenvolvedor que trabalhe em uma plataforma relativamente desconhecida para criar aplicativos especializados ou gerenciar bancos de dados.

Dessa forma, as empresas tendem a criar seus produtos e infraestrutura mais recentes em linguagens testadas em batalha que eles sabem que funcionarão. Por exemplo, R é uma ótima linguagem para análise de dados, mas milhões de tecnólogos já sabem como codificar em Python. Portanto, é por isso que ele se tornou muito mais uma linguagem de referência para tarefas relacionadas a dados.

Fonte: Fossbytes

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.