O uso de um Wi-Fi público não é mais tão perigoso e não precisa dar tanto medo quanto uma década atrás, pois a adoção em massa do HTTPS tornou muito mais difícil a espionagem das comunicações em rede.
HTTPS e o medo de usar Wi-Fi público
Esta é a mensagem mais recente da Electronic Frontier Foundation (EFF), que explica que os conselhos para evitar o uso de Wi-Fi público e a aderência a redes protegidas por senha não são mais aplicáveis atualmente.
A EFF disse:
O conselho deriva dos primeiros dias da internet, quando a maioria das comunicações não era criptografada. Naquele momento, se alguém pudesse bisbilhotar suas comunicações de rede, poderia ler seu e-mail. Além disso, eles poderiam roubar suas senhas ou cookies de login e se passar por seus sites favoritos. Isso foi amplamente aceito como um risco de uso da internet.
Olá, HTTPS!
Mas a rápida adoção do HTTPS resolveu essa desvantagem das redes Wi-Fi públicas, enfatiza a EFF. Atualmente, nada menos que 92% dos sites nos Estados Unidos usam HTTPS, enquanto outros países também estão aumentando o uso de certificados seguros.
No entanto, a EFF explica que o HTTPS não protege necessariamente todos os seus dados. Algumas informações ainda ficam expostas quando você está conectado a um Wi-Fi público com um ator malicioso tentando espionar você.
Informações como o nome de domínio que você carrega e o tamanho dos arquivos que você faz download e upload estão disponíveis para alguém que intercepta as suas comunicações. Por outro lado, nomes de login, senhas e mensagens ficam totalmente protegidos.
A EFF afirma:
Eles poderão ver esses metadados, assim como o seu [provedor] ISP pode ver quando você navega em casa. Se esse é um risco aceitável para você, não se preocupe em usar o Wi-Fi público.
Recentemente, o FBI aconselhou os usuários de internet nos Estados Unidos a evitar o uso de Wi-Fi público para uma série de atividades, incluindo compras on-line. Os federais disseram que o Wi-Fi público pode expor informações privadas, incluindo detalhes relacionados a um pagamento que você faz on-line.
Fonte: Softpedia News