Já faz um tempinho desde que ouvimos falar pela última vez sobre o Fuchsia OS, o sistema operacional do Google que viria para substituir o Android. Bem, pelo menos é assim que o sistema é vendido no mercado das especulações e vazamentos. Porém, para surpresa de muita gente, o Google registrou um novo sistema operacional apelidado de ‘Pigweed’.
Até o momento, o Google desenvolveu vários sistemas operacionais, incluindo o mais famoso deles que é o Android, juntamente com o sistema operacional ChromeOS e Fuchsia, que foi registrado há dois anos. Entretanto, de acordo com o pedido de marca registrada, Pigweed foi arquivado há 10 dias.
Google cria novo sistema operacional chamado ‘Pigweed’?
O pedido de Pigweed foi detectado pela primeira vez pelo Redditor lgats, no site do USPTO. O Google declara no registro da marca comercial que o Pigweed faz parte da categoria “software operacional para computador”.
O site 9to5O Google conseguiu identificar o Pigweed no repositório de códigos do Chromium e em uma alteração de código proposta para o sistema operacional Fuchsia. Mais tarde, porém, o nome foi alterado de “pigweed” para “fuchsia”.
O que é Pigweed?
No momento, pode haver uma pergunta em sua mente: “o que diabos é pigweed?”
Pigweeds são plantas frondosas, comestíveis e nutritivas, de acordo com o Jardim Botânico do Brooklyn. Quando a planta amadurece, ela seca e forma ervas daninhas que são eventualmente transportadas pelo vento que espalha suas sementes.
Google Pigweed: um novo sistema operacional ou apenas outro nome para o sistema operacional Fuchsia?
9to5O Google diz que o Google Pigweed foi mencionado pela primeira vez no código do sistema operacional Fuchsia. Depois de avistada, a referência a foi trocada por “Fuchsia”. Portanto, existe a possibilidade de que Fuchsia e Pigweed sejam iguais ou, pelo menos, relacionados entre si.
Dito isto, essa referência poderia ser apenas um erro de digitação feito pelo desenvolvedor que propôs a alteração. Então, não podemos concluir com base em apenas uma evidência.
No entanto, o desenvolvedor em questão está envolvido em vários projetos do Google, e os outros desenvolvedores da conversa pareciam estar cientes do que é o Google Pigweed. Portanto, isso não é apenas uma coincidência.
O site 9to5 Google também menciona uma segunda referência ao Pigweed no repositório de códigos do Google Chrome. Na verdade, ele está presente no código relacionado a “Monorail“, que é o rastreador de problemas usado no Chrome e em alguns dos outros projetos do Google.
Quando podemos esperar ver o Google Pigweed OS?
Esta é a maior questão agora. Não temos absolutamente nenhuma idéia de quando o Google vai desembrulhar o Pigweed. Se o passado é algo a levar em conta, o nome “Android” foi registrado apenas cinco dias antes de ser revelado pela primeira vez em 2007.
O mesmo vale para o “Chromebook”, que foi registrado meses antes dos primeiros Chromebooks serem lançados em 2011. A exceção é o “Fuchsia” que foi registrado há dois anos, porém ainda não foi divulgado oficialmente.
Fossbytes