A Vivaldi Technologies anunciou hoje uma nova versão do navegador da web baseado em Chromium para plataformas GNU/Linux, macOS e Windows, Vivaldi 2.11. O Vivaldi 2.11 é o primeiro lançamento do popular navegador da web para usuários avançados este ano. Não é uma atualização grande, porém, traz algumas melhorias interessantes para tornar suas sessões de navegação mais agradáveis. Ele é baseado no navegador de código aberto Chromium 80.0.3987.88.
Para iniciantes, agora é muito mais fácil assistir a vídeos de seus sites favoritos em uma janela flutuante, redimensionável e móvel. Tudo o que você precisa fazer para ativar o recurso de vídeo pop-out do navegador (Picture-in-Picture) é clicar em um pequeno ícone de caixa no centro do vídeo.
Além disso, o recurso de vídeo pop-out agora exibirá os botões de avançar e voltar para permitir que os usuários pulem faixas ou naveguem para um vídeo anterior.
Na Vivaldi, estamos constantemente reinventando a maneira como nossos usuários interagem com a Web. E com muito mais em bigorna este ano, continuaremos melhorando todas as partes do navegador e adicionando funcionalidades mais úteis, diz Jon von Tetzchner, CEO da Vivaldi.
Vivaldi 2.11 adiciona recurso exclusivo de acessibilidade e atualiza os temas
No entanto, o Picture-in-Picture não é a única coisa aprimorada no Vivaldi 2.11, que também atualiza os temas padrão para seguir o sistema. Assim, se você estiver usando um tema escuro em seu sistema operacional, o Vivaldi corresponderá a esse tema (seja escuro ou claro). Muito provavelmente, esse recurso não funcionará no Linux, por enquanto.
Outra coisa interessante incluída nesta versão é um recurso exclusivo de acessibilidade que permite que os usuários se concentrem entre vários elementos da interface e páginas ativas usando as teclas F6 e Shift + F6. Além disso, há uma melhor conversão de guias em tela cheia que agora se ajusta automaticamente para caber na janela atual. Também há ferramentas atualizadas para desenvolvedores da web.
O Vivaldi 2.11 já está disponível para download no site oficial para os sistemas GNU/Linux, macOS e Windows.