A distribuição Septor Linux baseada no Debian foi atualizada hoje para a versão 2020.1. Esta é uma versão de manutenção que atualiza apenas os principais componentes e aplicativos. E assim, o Septor Linux 2020.1 é lançado com Tor Browser 9.0.5. Além disso, a distro sincroniza com os repositórios de software estáveis da série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 10 “Buster” a partir de 11 de fevereiro de 2020. Deste modo, o Septor Linux 2020.1 está aqui para oferecer ao usuário um sistema atualizado para navegar anonimamente na Internet usando as últimas Tecnologias Tor.
Septor Linux 2020.1 é lançado com Tor Browser 9.0.5
Incluído nesta versão, há o navegador anônimo mais recente do Tor Browser 9.0.5, baseado no navegador Mozilla Firefox 68.5.0 ESR, lançado recentemente, o cliente de e-mail e notícias Mozilla Thunderbird 68.4.1, bem como no Linux 5.4 Série de kernel LTS.
Quanto às novidades, esta versão vem com o Kup Backup System, um utilitário do KDE para fazer backup de seus arquivos importantes em unidades de disco externas. O Kup suporta dois métodos de backup, um que mantém o sistema sincronizado o tempo todo e outro que mantém backups mais antigos na mesma pasta.
Características
O Septor usa o KDE Plasma como ambiente de desktop padrão. Esta nova versão vem com o KDE Plasma 5.14.5, que é acompanhado pelo pacote de software de código-fonte aberto KDE Frameworks 5.54.0 e pela estrutura de aplicativos Qt 5.11.3.
Outros aplicativos populares incluídos no sistema Septor são:
- o software de criptografia de disco livre VeraCrypt;
- cliente OnionShare;
- cliente de mensagens instantâneas anônimas Ricochet IM;
- pacote de escritório LibreOffice;
- editor de imagens GIMP;
- media player VLC;
- cliente HexChat IRC;
- editor de partições GParted;
- e Gerenciador de pacotes Synaptic.
Você pode baixar o Septor Linux 2020.1 agora mesmo, usando o link abaixo ou no site oficial. Não hesite em conferir a visão geral do vídeo abaixo, cortesia dos desenvolvedores do Septor, se você quiser ver esta distribuição baseada no Debian em ação.