A Free Software Foundation está planejando lançar sua própria plataforma de colaboração e hospedagem de código público em 2020. A Free Software Foundation “Forge” complementará seus servidores Savannah existentes e antigos, usados para hospedagem de código. A grande questão, portanto, é encontrar uma solução de software livre existente para que possam adaptar para seus propósitos.
Atualmente, os membros da equipe de tecnologia da FSF estão revisando o software baseado na Web que ajuda as equipes a trabalhar em seus projetos, com recursos como solicitações de mesclagem, rastreamento de bugs e outras ferramentas comuns. O novo site complementará os atuais servidores GNU e não GNU Savannah, que continuaremos a apoiar e melhorar, em colaboração com sua incrível equipe de voluntários.
Free Software Foundation pretende lançar plataforma de hospedagem e colaboração de códigos este ano
Atualmente, a equipe da Free Software Foundation está avaliando opções com base em critérios éticos e práticos. Assim, deve haver um paralelo como se o JavaScript fosse considerado software livre com LibreJS. Além disso, há outros requisitos mais rigorosos de software livre.
Embora o GitLab seja amplamente usado por vários projetos de código aberto, e não o GitHub, o GitLab já foi descartado pela Free Software Foundation. Tudo porque a FSF não gosta do GitLab. O motivo é o uso do Google ReCAPTCHA.
A infraestrutura é muito importante para o software livre e é lamentável que atualmente tanto desenvolvimento de software livre dependa de sites que não publicam seu código fonte e exija ou incentive o uso de software proprietário. Nossos critérios de repositório ético da GNU visam estabelecer um alto padrão para hospedagem de código de software livre, e esperamos encontrá-lo.
Alternativas já existentes
No momento, o principal concorrente da Free Software Foundation está usando o Pagure como base para sua plataforma, mas tem algumas reservas quanto a isso, pois o JavaScript é necessário para uma experiência agradável. Gitea e Sourcehut são outras opções que eles também estão explorando, porém, ambos têm vantagens e desvantagens.
Mais detalhes sobre o esforço contínuo da FSF em criar uma nova plataforma de hospedagem de código podem ser encontrados no anúncio da FSF.