Em breve, poderemos ter no navegador Mozilla Firefox um modo de navegação exclusiva HTTPS. Assim, no futuro, isso tecnicamente impediria o carregamento de sites inseguros. A versão mais recente do Firefox 76, atualmente está disponível como parte do canal Nightly. Portanto, apresenta essa nova opção sob uma bandeira experimental, para que a Mozilla possa lançá-la para todos os usuários nos próximos meses.
Então, o que esse novo modo de navegação exclusiva HTTPS faz?
Em primeiro lugar, os fabricantes de navegadores já tentam enviar a web para HTTPS há muito tempo. Embora a maioria dos sites já tenha sido atualizada para esse protocolo seguro, outros continuam usando HTTP.
Depois que o modo HTTPS for ativado no Mozilla Firefox, os sites HTTP não serão mais carregados. O navegador tentará primeiro acessar o servidor para uma versão HTTPS e, caso não exista, os usuários receberão uma mensagem de erro com a mensagem “Falha na conexão segura”.
Mozilla Firefox terá um modo de navegação exclusiva HTTPS
De acordo com Sören Hentzschel, você já pode experimentar o recurso instalando o Firefox Nightly mais recente no seu dispositivo.
Depois de iniciar o navegador, digite o seguinte código na barra de endereço para inserir a seção experimental do sinalizador:
about:config
Em seguida, você pode usar a caixa de pesquisa na parte superior para encontrar o seguinte sinalizador no Firefox:
dom.security.https_only_mode
Por padrão, o sinalizador está atualmente configurado como false, o que significa que está desativado. Isso faz sentido, pois é apenas um recurso experimental no momento. Além disso, é muito provável que continue sendo um recurso opcional assim que chegar à versão estável do navegador.
Então, o que você precisa fazer é clicar no botão de alternância para mudar o sinalizador para o valor TRUE, o que significa que ele é ativado. Nesse ponto, o modo somente HTTPS está em funcionamento. Assim, os sites HTTP não serão mais carregados até que você desative o sinalizador retornando ao estado falso.
Softpedia