Uma notícia importante acabou quase passando despercebida. A AMD ingressou na Academy Software Foundation como membro principal. Esta iniciativa conjunta entre a Linux Foundation e a Academy of Motion Picture Arts está focada em promover o software de código aberto nas indústrias de criação de filmes e conteúdo. Além disso, o Open Shading Language se tornou um novo projeto hospedado na Academy Software Foundation.
AMD ingressa na Academy Software Foundation
A AMD ingressou na Academy Software Foundation como um membro importante para impulsionar o código aberto nesse setor. A AMD se junta, então, a players como The Walt Disney Studios, Sony Pictures, Red Hat, Pixar, NVIDIA, Netflix, Microsoft, Intel, Epic Games, Google Cloud e outros que apoiam essa iniciativa.
Com o ato da AMD, eles certamente estão interessados em ver mais CPUs EPYC e Threadripper e hardware Radeon Pro usados pelos criadores de conteúdo.
Open Shading Language
A academia também anunciou no mesmo dia que o Open Shading Language se tornou seu sexto projeto. Essa linguagem de shading da Sony para efeitos visuais e animações agora será desenvolvida por essa base de código aberto. Aqueles que não estão familiarizados com o OSL podem saber mais – incluindo onde ele é atualmente suportado e os inúmeros filmes que já o fizeram – via GitHub. A linguagem OSF é ideal para descrever materiais, luzes, deslocamento e geração de padrões.
Além da OSL, os outros projetos atualmente sob o guarda-chuva da Academy Software Foundation são:
- OpenVDB para armazenamento e manipulação eficiente de dados volumétricos esparsos discretizados em grades tridimensionais;
- o OpenTimelineIO como um formato de API e intercâmbio para informações editoriais da linha do tempo;
- o OpenEXR como o formato de arquivo raster HDR;
- e OpenCue como um sistema de gerenciamento de renderização.
Mais detalhes sobre o mais recente trabalho da fundação em ASWF.io.
Phoronix