O Bashtop é um monitor de recursos escrito em Bash para Linux. Ele mostra o uso e estatísticas da CPU (incluindo temperatura), memória, discos, rede e processos.
Bashtop: Um monitor de recursos para Linux
Essa ferramenta é bastante nova, mas já ganhou muita popularidade. Devido a pedidos para torná-lo multiplataforma, seu desenvolvedor está reescrevendo-o para usar a biblioteca psutil do Python3 para coleta de dados, em vez de ferramentas específicas do Linux.
Com o Bashtop, você pode mostrar informações detalhadas de um processo e finalizar, eliminar ou interromper um processo selecionado.
Embora muitas TUIs (interface de usuário com base em texto ou terminal) possuam a capacidade de usar o mouse para executar várias operações, não tente isso com o Bashtop, pois ele não oferece suporte ao mouse. Isso não o torna menos legal, especialmente quando você dá uma olhada no menu inspirado em jogos (que você pode abrir pressionando m):
A interface do usuário é responsiva, mas não mostra a mesma quantidade de informações em todos os tamanhos. Dependendo do tamanho do terminal, você verá mais/menos processos na lista de processos e mais/menos informações sobre CPU, memória e discos.
O Bashtop deve funcionar na maioria das distribuições modernas do Linux com um terminal compatível com truecolor.
Por fim, como está escrito em Bash, a instalação do Bashtop é tão fácil quanto baixar o script bashtop da página do projeto (ou o arquivo de lançamento) e instalá-lo em algum lugar do PATH. No entanto, existem algumas dependências que você precisará verificar se estão instaladas no seu sistema.