Se você sente saudades do antigo ambiente Unity que foi subitamente trocado pelo GNOME no Ubuntu, seus problemas acabaram. Acaba de chegar a nova distribuição Ubuntu Unity 20.04, baseada na mais recente versão LTS do sistema da Canonical e que recupera o antigo ambiente desktop que deixou saudades para muitos fãs.
A Canonical resolveu criar o Unity do zero há alguns anos para concorrer diretamente com o Xfce, KDE e o GNOME. Ela se destacou por ser um ambiente totalmente peculiar com uma performance impressionante em vários aspectos. Contudo, de repente, o projeto do Unity foi descontinuado em 2017, mais precisamente na versão do Ubuntu 17.10, pegando muitos de surpresa. Em seu lugar, voltou o GNOME como padrão.
Em 2019, Mark Shuttleworth, CEO da empresa, revelou as razões para o fim do ambiente. Segundo ele, o Unity surgiu como ideia em 2010 e a intenção era fazer uma grande convergência tendo o Ubuntu em diversos dispositivos, desde computadores, até smartphones até geladeiras ou uma cozinha inteira. O responsável por tudo isso seria o Unity, e muita grana foi investida pela Canonical, a empresa que mantém o Ubuntu.
Mas, após 7 anos, com direito à ajustes na equipe, troca de CEO, mudanças internas, o Unity não colou. Simplesmente, o mercado que a Canonical queria atingir não respondeu às inovações que a empresa propunha.
Infelizmente, com esse abandono, usar o Unity no seu computador se tornou uma tarefa complicada. Especialmente porque não havia mais correção de erros que se acumulavam e , principalmente, a falta de novos recursos.
Ressurgindo das cinzas, o Ubuntu Unity 20.04 LTS é lançado
Agora, graças à força da comunidade, o Unity ressurge das cinzas com o lançamento do Unity Remix 20.04 LTS que foi criado! Tudo graças a um desenvolvedor que decidiu levar o Unity para o último Ubuntu 20.04 LTS! Instalar o ambiente Unity está a alguns comandos do Terminal, como mostramos em nosso site.
Entretanto, o desenvolvedor foi bem além disso. Além de corrigir erros que ficaram esquecidos lá atrás, e que apareciam logo após a instalação, ele alterou a tela de login do LightDM para GMD3, aprimorou o suporte para EFI e UEFI e atualizou os aplicativos iniciais.
Quem testou garante que o Ubuntu Unity Remix 20.04 é leve e rápido. As imagens ISO acabam de ficar disponíveis. Porém, elas também possuem o GNOME como ambiente desktop, problema que deve ser corrigido.
Quem quiser tirar dúvidas sobre a nova distribuição pode entrar em um grupo no Telegram. Lá é possível falar com o desenvolvedor , relatar erros, fazer críticas e sugestões.
Por enquanto, assim como o Ubuntu Cinnamon e Ubuntu Lumina ou o Ubuntu Deepin, este também não é um sabor oficial. Daí o nome Remix na distro.A imagem ISO do Ubuntu Unity pode ser baixada neste link.