Foi lançado oficialmente o driver gráfico Linux da Nvidia 440.100. Ele possui suporte para novas GPUs e melhorias para notebooks baseados em Pascal. Porém, o grande destaque fica por conta do suporte para a Nvidia GeForce GTX 1650 Ti, com Max-Q Design. Do mesmo modo, a Nvidia GeForce RTX 2060 com Max-Q Design e a Nvidia Quadro T1000 com Max-Q Design.
Então, quem comprou uma dessas GPUs recentemente já sabe que agora elas são oficialmente suportadas na sua distribuição favorita do GNU/Linux. Para isso, basta instalar ou atualizar o driver gráfico Nvidia 440.100. Ele pode ser baixado dos repositórios da sua distribuição ou no site da Nvidia.
As novas GPUs da Nvidia também são suportadas nos sistemas FreeBSD, mas o driver Solaris apenas adiciona suporte à Nvidia Quadro T1000 com a GPU Max-Q Design. Você pode baixar o driver FreeBSD da Nvidia 440.100 de 64 bits aqui e o driver Solaris de 32 bits/64 bits aqui.
Nvidia 440.100 Linux lançado com suporte para novas GPUs
Além de tudo isso, foi incluída nesta versão uma solução alternativa para melhorar o suporte a alguns laptops baseados em Pascal nos quais a GPU falhou ao funcionar quando ocioso, bem como os novos aliases de dispositivo de exibição “Connector-N” para o analisador de opções de configuração X, que é totalmente detalhado no item “Exibir nomes de dispositivos” do arquivo README.
Isso é útil em conjunto com a opção de configuração X” ConnectedMonitor “para emular a presença de monitores conectados sem saber quais conectores específicos estão disponíveis, disse a Nvidia.
A Nvidia 440.100 é uma versão de longa duração, o que significa que é recomendada a todos os usuários. Se você estiver usando o driver gráfico Nvidia 440.82, atualize o mais rápido possível. Alguns usuários relataram que ele também funciona com o kernel Linux 5.7 mais recente, mas a Nvidia não o especificou nas notas de lançamento.