Google Chrome vai tornar o recurso “Reabrir aba fechada” quase instantâneo

Leonardo Santana
Leonardo Santana
O Google está se preparando para fazer grandes mudanças no navegador Chrome, com a versão 89 exigindo um chip com SSE3 em plataformas desktop.

No momento, se você fechar uma guia no Google Chrome, ela será descarregada imediatamente para ajudar a limpar a memória. Isso significa que, se você fechar uma guia acidentalmente e precisar reabri-la, estará abrindo a página novamente. Assim, o Google Chrome está preparando um experimento para tornar o recurso “Reabrir aba fechada” quase instantâneo.

Em vez de limpar imediatamente os dados, o Chrome congelará tudo na página e os armazenará em um cache especial por um curto período de tempo. Depois de iniciado, se você usar o recurso de reabrir uma guia fechada alguns segundos depois de fechá-la, ele poderá reabrir instantaneamente, em vez de recarregar a página.

Google Chrome vai tornar o recurso “Reabrir aba fechada” quase instantâneo

A equipe de desenvolvimento detalha o recurso em um documento público de design, chamando-o de “cache de abas fechadas”. De acordo com o documento, o cache é baseado em outro recurso experimental em andamento, o BackForwardCache, que salva algumas de suas páginas recentemente navegadas para fazer com que os botões Voltar e Avançar do Chrome funcionem quase instantaneamente.

O Google diz:

Queremos que o botão “Reabrir aba fechada” seja instantâneo para as abas fechadas recentemente. No momento (junho de 2020), estamos trabalhando ativamente na entrega do BackForwardCache. Esse cache tornará a navegação para frente e para trás instantânea. Queremos reutilizar o trabalho que está sendo feito lá para também poder restaurar rapidamente guias recentemente fechadas. O principal caso de uso são cliques acidentais, nos quais a restauração ocorre logo após o fechamento.

Google Chrome vai tornar o recurso "Reabrir aba fechada" quase instantâneo
Em vez de limpar imediatamente os dados, o Chrome congelará tudo na página e os armazenará em um cache especial por um curto período de tempo.

A experiência provavelmente levará alguns meses, já que o BackForwardCache ainda está em um estado experimental e precisará ser lançado primeiro. Essas melhorias planejadas recentemente devem tornar o processo de reabertura de guias mais consistente entre o Chrome para Android e as versões para desktop.

Fonte: 9to5Google

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.