Lançado kernel linux 5.8 RC 4

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Na semana passada, o desenvolvedor Linus Torvalds se mostrou preocupado com o kernel Linux 5.8 RC 3 que acabara de anunciar devido ao seu tamanho. Ele disse que poderia haver surpresas justamente por isso e atrasar o lançamento da versão estável final. No entanto, não foi bem isso o ocorreu ao longo da semana e o Kernel Linux 5.8 RC 4 foi lançado de uma forma bem tranquila. Segundo o próprio Linus, neste domingo ele relatou que o Linux 5.8-rc4 está menor que o esperado.

É verdade que houve o feriado do Dia da Independência dos EUA no sábado, que pode ter interferido um pouco no fluxo do sistema. No entanto, Torvalds acredita que tudo está se acalmando. Ele comentou que “o resultado final é que tem sido bastante calma (a versão), e haverá certamente a discussão de possibilidades sobre futuras correções. Porém, ainda tenho a sensação de que o kernel 5,8 está se desenvolvendo bastante normal e as coisas estão ocorrendo sem problemas, apesar do tamanho deste release.

Lançado kernel linux 5.8 RC 4

Linus Torvalds também detalhou quanto o material 5.8-rc4. Assim, ele escreveu no anúncio do rc4 que este é basicamente apenas uma regressão rotineira e de correções de erros. Uma mudança notável nesta semana é adicionando as fontes Intel Assembly para os shaders que atenuam o iGPU Leak no hardware gráfico Gen7/Gen7.5, a fim de satisfazer o pessoal da GNU Linux-libre.O Linux 5.8 deve estrear como estável em agosto.

No mês passado, os puristas de software livre que mantêm o kernel GNU Linux-Libre eliminaram a correção de segurança “iGPU Leak” da Intel para Ivybridge/Haswell. Eles consideravam os shaders/kernels compilados responsáveis ??por limpar esses contextos residuais como blobs binários. Quem deseja compilar os bits podem encontrar essas instruções e as fontes.

Lançado kernel linux 5.8 RC 4

A adição das fontes do Assembly foi enviada via drm-intel-fixes como uma alteração no atual ciclo do Linux 5.8. Além de adicionar essas fontes, também existem correções de virtualização Intel GVT. Por sua vez, isso deve permitir que o GNU Linux-Libre 5.8 aprove o envio dessa mitigação de segurança.

 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.