A Amazon conseguiu de novo ser o título como a marca mais valiosa do mundo tirando a liderança da Apple. Afinal, além de mais acessível, a maior loja de vendas do mundo consegue ser mais popular que a fabricante do iPhone. Pelo menos é isso o que mostra um estudo recente da BrandZ, que afirma ser o maior banco de dados de brand equity do mundo, com milhões de entrevistas e poucos dados que compõem um conjunto de informações. Portanto, a Apple perde liderança para a Amazon.
Os autores do relatório, Kantar, do WPP, afirmam que o estudo mede as marcas “dando a maior contribuição absoluta em dólares ao valor total de suas respectivas empresas-mãe, considerando o desempenho atual e o projetado”. E é aí que as coisas começam a ficar feias para a Apple. Ela novamente ficou aquém da Amazon. Para a empresa de Cupertino, já que é o quinto ano consecutivo que fica atrás nesse ranking.
Enquanto a Apple perde liderança para a Amazon como marca mais valiosa do mundo, Microsoft supera o Google
Por outro lado, pode haver um pouco de alegria em Redmond. A Microsoft passou pelo Google para ocupar o terceiro lugar. Os autores do relatório atribuem isso ao “crescimento do seu ecossistema de local de trabalho habilitado para nuvem que incorpora o Office 365 e o Microsoft Teams, permitindo que as pessoas mantenham ‘negócios como de costume’ durante o bloqueio”.
Enquanto o Google, mais uma vez, teve que tentar ganhar todo o seu dinheiro com publicidade e aplacar uma força de trabalho cada vez mais inquieta. Além disso, enfrenta órgãos reguladores em todo o planeta.
Mais integrantes da lista vip
A Visa é a quinta marca mais valiosa, mesmo que possa parecer estranhamente obsoleta. O Facebook se agarra ao oitavo lugar. E a AT&T está no número 11. Os escalões mais altos desta pesquisa, no entanto, mostram quanta tecnologia faz parte do nosso mundo.
Alibaba e Tencent estão no top 10. Verizon e IBM estão no top 20. A SAP está no número 17, enquanto a Disney está apenas quatro lugares menos valiosa que a marca de bebidas chinesa Moutai. Estranhamente, a Samsung fica em um 40º lugar inadequado. Abaixo, como Instagram, T-Mobile, YouTube, Spectrum, Adobe e China Mobile e Xfinity. Ainda assim, está à frente do LinkedIn e da Oracle.
Naturalmente, você pode estar se perguntando por que isso importa. Esses rankings costumam servir apenas para uma mera distração de leitura. No entanto, essa perda constante pode afetar o ego de funcionários do naipe de Tim Cook. Porém, é preciso uma ressalva. Essa pesquisa classifica a Apple como a marca de tecnologia mais valiosa do mundo. Ele classifica a Amazon como uma marca de varejo.
ZDNet