RaspEX Kodi OS para Raspberry Pi agora é baseado no Debian 11 “Bullseye”

Claylson Martins
Claylson Martins

Foi lançado neste domingo o sistema operacional RaspEX Kodi OS para Raspberry Pi e a principal novidade é que agora ele é baseado no Debian 11 “Bullseye”. O anúncio da atualização foi feito pelo desenvolvedor Arne Exton. 

Portanto, esta é uma grande mudança, uma vez que a versão anterior do RaspEX Kodi OS foi baseada na estável série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 10 “Buster”. Tanto uma quanto a outra são baseadas no Raspberry Pi OS oficial. A versão anterior também teve grande destaque porque trouxe suporte para o mais recente modelo Raspberry Pi 4 com 8 GB de RAM.

No entanto, se você deseja uma base mais nova dos repositórios Debian Testing, onde o desenvolvimento da próxima série de sistemas operacionais Debian GNU/Linux 11 “Bullseye” ocorre, agora existe uma nova versão do RaspEX Kodi OS, bem como no oficial Raspberry Pi OS.

RaspEX Kodi OS para Raspberry Pi agora é baseado no Debian 11 “Bullseye”

RaspEX Kodi OS para Raspberry Pi agora é baseado no Debian 11 “Bullseye”

Com uma base mais nova, esta versão foi criada especialmente para as novas placas Raspberry Pi 4, com 8 GB, 4 GB ou 2 GB de RAM. Além disso, o sistema operacional usa o ambiente de desktop LXDE leve para tornar toda a experiência suave para o pequeno computador.

Contudo, parece que a nova versão não é fornecida com os complementos Netflix e YouTube pré-carregados para o Kodi Media Center. O desenvolvedor Arne Exton explica que o motivo dos plug-ins ausentes é o complemento do YouTube, que aparentemente é um pouco difícil de configurar. Porém, ele garante que os usuários podem facilmente instalar todos eles.

Fora isso, a nova versão do RaspEX Kodi OS vem com os mesmos aplicativos que estavam presentes na versão anterior de duas semanas atrás. Então, inclui o popular VLC Media Player e o gerenciador de conexões de rede NetworkManager. Entretanto, a maioria dos componentes principais deve ser mais recente e você pode ver a lista completa de pacotes aqui.

Se você deseja transformar seu minúsculo computador Raspberry Pi 4 em um centro de mídia versátil, mãos a obra. Basta fazer o download gratuito do mais recente sistema operacional RaspEX Kodi agora, usando o link abaixo. Para obter instruções detalhadas de instalação e solução de possíveis erros, você sempre pode conferir o site do desenvolvedor.

RaspEX Kodi Linux OS já suporta Raspberry Pi 4 com 8GB de RAM

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.