Mozilla Firefox 79 está disponível com novo recurso de exportação de senha

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Um dia antes do lançamento oficial, o navegador  Mozilla Firefox 79 já está disponível para download, com um novo código de exportação de senhas e várias outras melhorias. O Firefox 79 entrou no teste beta público no final de junho de 2020, logo após a Mozilla lançar o Firefox 78 como a mais nova série ESR (Extended Support Release). Desde então, o novo lançamento recebeu um total de nove versões beta, que trouxeram apenas algumas mudanças no navegador da web.

Um dos novos recursos mais interessantes da versão do Firefox 79 é a capacidade de exportar senhas e logins salvos para um arquivo CSV sem precisar instalar uma extensão de terceiros como o FF Password Exporter, que pode ser facilmente encontrado em vários tutoriais em toda a Web.

Mozilla Firefox 79 está disponível com novo recurso de exportação de senha

Mozilla Firefox 79 está disponível com novo recurso de exportação de senha

Agora você pode desinstalar mais um complemento do navegador Firefox para torná-lo mais leve, pois o novo recurso de exportação de senha foi implementado no componente Firefox Lockwise. Para acessá-lo, clique no menu do hambúrguer e, em seguida, em Logins e senhas ou simplesmente via about:logins.

Na guia Firefox Lockwise, clique nos três pontos no lado direito da tela. Depois, no próximo ao botão “Fazer login na sincronização” e, em seguida, na entrada “Exportar logins” no menu de contexto. Clique no botão “Exportar” na caixa de diálogo de aviso. Então, salve suas senhas e logons em um arquivo CSV que você poderá importar posteriormente em outro navegador.

No entanto, ao usar esse recurso, lembre-se de que salvar suas credenciais em um arquivo CSV as torna legíveis para qualquer pessoa que tenha acesso ao arquivo exportado. O arquivo CSV exportado está em texto sem formatação e não é criptografado; portanto, tenha cuidado com quem tem acesso a ele.

Outra novidade do Firefox 79 é a segunda versão do recurso ETP (Enhanced Tracking Protection), que agora o protegerá automaticamente de cookies indesejados de terceiros.

Fora isso, o mecanismo de renderização em 2D baseado na GPU WebRender foi ativado para mais arquiteturas, como os laptops da AMD. O WebRender não está ativado por padrão nas versões do Linux, mas você pode tentar configurando a preferência gfx.webrender.all como true about:config. Mais detalhes aqui.

A Mozilla lançará oficialmente o Firefox 79 em 28 de julho de 2020. Porém, se você não puder esperar até amanhã para atualizar o navegador da Web, poderá fazer o download dos binários de 32 ou 64 bits agora mesmo no servidor de download.

Veja também:

Firefox 79 entra na versão beta e permite exportar senhas e logins salvos

9to5 Linux 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.