A disputa pela aquisição do aplicativo de vídeos curtos TikTok ganhou mais um concorrente de peso e o Twitter também planeja comprar o app. No entanto, para isso, teria de tomar um volumoso empréstimo e ainda enfrentar gigantes como a Microsoft, que teria oferecido cercade 30 bilhões de dólares pela ferramenta chinesa.
Assim, o caso do TikTok nos Estados Unidos se torna cada vez mais emocionante e imprevisível. De acordo com uma reportagem do Wall Street Journal, o Twitter manteve uma “conversa preliminar” com a TikTok para fundir seus negócios com o aplicativo chinês.
Uma das principais razões pelas quais o Twitter acredita ter vantagem sobre a Microsoft é o fato de ser comparativamente muito menor do que a empresa fabricante do Window.,Os investidores creem que isso ajudaria na hora de definir um posicionamento de órgãos reguladores contra a concentração de mídia nas mãos das gigantes.
Twitter também planeja comprar TikTok mas esbarra na falta de dinheiro
No entanto, o fato de o Twitter ser muito menor em valor comercial e econômico também pode significar que a empresa de mídia social pode ter que tomar grandes empréstimos para concretizar o negócio. O Twitter tem uma capitalização de mercado de US$ 29 bilhões. Já os negócios da TikTok nos Estados Unidos podem custar cerca de dezenas de bilhões e, portanto, as chances de um acordo são pequenas.
Do ponto de vista financeiro, o Twitter não está em condições de comprar um gigante como a TikTok. Isso porque a empresa liderada por Jack Dorsey sofreu um prejuízo de US$ 1,2 bilhão no último trimestre. Assim, uma fusão com a TikTok pode ser um assunto caro.
O interesse do Twitter no TikTok pode estar relacionado ao seu fracasso no nicho de aplicativos de vídeo curto. Em 2012, o gigante da mídia social adquiriu o Vine, um aplicativo de criação de vídeos curtos. Porém, não foi capaz de trazer nenhum sucesso para o aplicativo e, finalmente, fechou-o quatro anos depois.
O Twitter não é a única empresa que demonstrou interesse em comprar os negócios da TikTok nos Estados Unidos. Apple, Facebook, Google, Twitter e Microsoft estavam competindo para comprar o TikTok, mas apenas a Microsoft admitiu abertamente que ele é um comprador “potencial”.
Agora que o presidente Trump assinou a ordem executiva para a proibição do TikTok nos Estados Unidos após 45 dias, caso uma empresa americana não o compre, podemos esperar mais ofertas de outros compradores nos dias restantes, já que a empresa chinesa espera fechar o negócio em breve.