A Mozilla anunciou oficialmente seu próprio serviço VPN e prometeu que traria suporte para outras plataformas em algum momento no futuro. Embora nenhum detalhe tenha sido fornecido, a Mozilla ainda está trabalhando nos clientes oficiais da VPN para Linux e Mac.
Felizmente, a comunidade desenvolveu uma ferramenta que faz isso e até um pouco mais. O aplicativo é chamado MozWire e está disponível no GitHub como um projeto de código aberto. Não se destina apenas ao Linux, mas também a várias outras plataformas, incluindo Windows.
Uma ferramenta de código aberto habilita a Mozilla VPN no Linux
A descrição oficial publicada pelo desenvolvedor explica:
O MozWire é um cliente não oficial de plataforma cruzada para Mozilla VPN, finalmente dando aos usuários Linux, macOS, FreeBSD, OpenBSD e outros (todas as plataformas que suportam o protocolo WireGuard) acesso a este provedor VPN. O MozWire também suporta Windows.
Embora você possa encontrar todas as instruções para instalar e executar este cliente não oficial no Linux na página do GitHub, o que você precisa saber é que o aplicativo também vem com uma série de outros recursos não disponíveis no aplicativo oficial.
Por exemplo, um dos recursos interessantes que a Mozilla não oferece é o suporte para servidores multihop; e o desenvolvedor explica que seu aplicativo também foi criado especificamente para permitir que os usuários escolham a porta remota, tornando possível contornar firewalls.
Além disso, o MozWire oferece suporte a clientes WireGuard nativos que estão disponíveis nas plataformas onde o aplicativo é implementado.
No momento em que este artigo foi escrito, o Mozilla VPN continua disponível apenas no Windows, Android e iOS; e a empresa não compartilhou nenhuma especificação sobre quando planeja lançar os clientes Linux e Mac. Ao mesmo tempo, a organização não revelou quando planeja expandir o Mozilla VPN para mais regiões.
Fonte: Softpedia
7 melhores aplicativos gratuitos de VPN para Android em 2020
Mozilla VPN entra em operação (mas não para usuários do Linux)