O navegador Mozilla Firefox 80 já está disponível para download e vem com o recurso VAAPI Acceleration no X11. Na verdade, o lançamento oficial será somente hoje. No entanto, desde ontem (24/08) é possível obter o programa por meio de download no servidor oficial. O Firefox 80 possui versões para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, Mac e Windows.
Ao que parece, o Mozilla Firefox 80 não é uma grande versão do popular navegador de código aberto. Não há muitos recursos importantes se levarmos em comparação o Mozilla Firefox 79.
Uma das coisas mais legais do Firefox 80 que os usuários do Linux provavelmente já esperavam há algum tempo é o suporte para aceleração FFmpeg/VAAPI para reprodução de vídeo no X11. A implementação do Wayland já estava em vigor desde uma versão anterior.
Mozilla Firefox 80 está disponível com VAAPI Acceleration no X11
O novo recurso é implementado como duas opções acessíveis através da página about: config, mas é desabilitado por padrão. Para habilitá-lo, você deve abrir uma nova aba, digitar about: config e procurar vaapi.
Você verá duas opções:
media.ffmpeg.vaapi-drm-display.enabled; e
media.ffmpeg.vaapi.enabled
que deve ser definida como “true” se quiser aproveitar as vantagens da API Video Acceleration. Então, clique duas vezes nelas.
Feito isso, reinicie o navegador da web. Depois, você pode tentar ver se a reprodução de vídeo é melhorada no YouTube, Vimeo etc.
O Firefox 80 também parece apresentar um novo assistente de configuração que aparecerá na guia atual quando você executar o navegador da web pela primeira vez.
Ele irá perguntar a você algumas coisas básicas como se você deseja importar senhas, favoritos etc. de outros navegadores, bem como escolher entre os temas Claro e Escuro ou um modo automático que muda o tema do Firefox com base no tema do sistema.
Se você não quiser esperar até o lançamento oficial de amanhã, pode baixar o Firefox 80 agora mesmo do servidor FTP da Mozilla. O arquivo precisa ser extraído em algum lugar do seu computador se você quiser usar a versão mais recente do navegador. Ele não substituirá sua instalação atual do Firefox e já está em português do Brasil.