Kernel Linux 5.9 RC 8 lançado para uma semana extra de testes

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Uma semana extra de testes. É isso o que muitos usuários ganharam com a chegada do Kernel Linux 5.9 RC 8 que foi lançado neste final de semana. Ontem, a previsão era de lançamento da versão estável, como sempre ocorre após o sétimo release candidate. Portanto, haverá essa semana extra de testes após a detecção de problemas no desenvolvimento do código.

Os problemas afetaram a chamada regressão de desempenho de injustiça de bloqueio de página e outros problemas neste ciclo, bem como mais mudanças do que o normal no final do ciclo, como esperado Linus Torvalds lançou hoje o Linux 5.9-rc8 ao invés de ir direto para o Linux 5.9 estável. Por sua vez, isso significa que o lançamento oficial do Linux 5.9 acontecerá no próximo fim de semana em 11 de outubro.

Kernel Linux 5.9 RC 8 lançado para uma semana extra de testes

Kernel Linux 5.9 RC 8 lançado para uma semana extra de testes

Torvalds escreveu no anúncio Kernel Linux 5.9 RC 8

Então as coisas estão bem calmas e rc8 é bem pequeno. Ainda estou esperando por um puxão de rede com algumas correções, então não é como se eu pudesse ter feito um lançamento final 5.9 mesmo se eu quisesse, mas não havia nada de assustador acontecendo na semana passada, e tudo parece pronto para uma versão final 5.9 no próximo fim de semana.

De qualquer forma, as mudanças no rc8 são principalmente fixlets de driver, com algumas atualizações de arquivo de cabeçalho de GPU AMD sendo uma parte bastante perceptível do patch. Essa não é uma mudança assustadora. É apenas a atualização de definição de registro usual (e muito menor do que as grandes que tivemos).

Fora das relações de driver, temos algumas correções de sistema de arquivos (btrfs e nfs), e algumas correções básicas (pequenas consequências das mudanças de VM, mas também um fixlet de corrida de emenda de tubo para estável e algumas correções de epoll).

Veja neste link tudo sobre o Linux 5.9 que chegará na próxima semana. Depois disso, começarão os trabalhos em torno do Linux 5.10 para lançamento até o final do ano.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.