Trisquel GNU/Linux 9.0 promete 100% de liberdade para PCs

Claylson Martins
Claylson Martins

A distribuição Trisquel GNU/Linux 9.0 promete 100% de liberdade para os demais PCs. A distribuição Trisquel 9.0 tem por base o Ubuntu. Porém, sempre a partir de software livre e de código aberto para aqueles que buscam 100% de liberdade para seus PCs. No entanto, houve uma certa demora para a chegada desta versão, já que a anterior saiu há mais de dois anos.

Mesmo assim, o Trisquel GNU/Linux 8.0 LTS “Flidas” ainda é compatível com atualizações de segurança até abril de 2021. O codinome do Trisquel 9.0 é apelidado de “Etiona” (continuando a tradição da distro para nomear novos lançamentos a partir da Mitologia celta). Este promete ser um dos lançamentos mais polidos até agora, mas também o mais atualizado.

“Eles dizem que coisas boas vêm para aqueles que esperam, e por esse lançamento houve muita espera, mas também muitas coisas boas.”

Trisquel GNU/Linux 9.0 promete 100% de liberdade para PCs

Trisquel GNU/Linux 9.0 promete 100% de liberdade para PCs

O Trisquel GNU/Linux 9.0 tem por base o Ubuntu 18.04.5 LTS (Bionic Beaver) e é alimentado pelo kernel GNU Linux-libre. Para oferecer aos usuários um sistema operacional 100% gratuito, ele usa uma versão do kernel 4.15 do Ubuntu que não contém nenhum código proprietário.

Esta versão atualiza todos os pacotes para suas versões mais recentes e inclui backports para fornecer aos usuários suporte de hardware atual. Além disso, o navegador padrão da Trisquel, Abrowser, uma versão do popular navegador Firefox da Mozilla que respeita a liberdade e privacidade dos usuários, recebeu uma grande atualização, baseada no Firefox 81.

Trisquel contém apenas software livre

Entre os aplicativos, está o Pidgin IM, LibreOffice office suite, GIMP editor de imagem, Transmission BitTorrent client, Electrum Bitcoin wallet, VLC media player, Rhythmbox music player, cliente de email Icedove, cliente Liferea RSS e muitos outros utilitários.

O leve ambiente de desktop MATE é usado por padrão para a edição principal, mas o Trisquel também vem com uma versão ainda mais leve chamada Trisquel Mini, que é otimizada para computadores mais antigos usando o ambiente de desktop LXDE.

Se você quiser algo mais poderoso, pode experimentar o Triskel, que usa o versátil ambiente de desktop KDE Plasma. Há também a imagem NetInstall, que é ideal para servidores. Para educação você pode baixar o Trisquel TOAST, movido pela famosa plataforma de aprendizagem Sugar.

Você pode baixar o Trisquel 9.0 do site oficial. O próximo grande lançamento será Trisquel 10, provavelmente baseado no Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa).

 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.