in

Linux: melhores distribuições Linux para computadores antigos! PCs ou notebooks!

Confira uma lista de distribuições recomendadas para computadores ou notebooks antigos, com mais de 10 anos!

linux-melhores-distribuicoes-para-computadores-antigos

Se você tem um computador antigo, seja ele PC ou notebook e quer revivê-lo, saiba que ainda pode. Confira uma lista com as melhores distribuições Linux para computadores antigos. Com isso, reviva o seu companheiro de longos anos. Vale lembrar, que consideramos computadores antigos dispositivos com mais de 10 anos de fabricação.

Claro, a gente sabe que muitas distribuições Linux possuem requisitos mínimos para funcionamento, e assim, você também pode instalar muitas das distribuições atuais. No entanto, lembre-se que requisitos mínimos não garante um bom desempenho, apenas fará com a distribuição Linux funcione de maneira básica.

As distribuições Linux que estamos listando abaixo, funcionam de maneira adequada e eficiente em computadores, sejam eles PCs ou notebooks antigos, porque consomem pouca memória RAM e processamento, são distribuições Linux leves.

Nota: A ordem da distribuição não quer dizer preferência, lembre-se que é apenas uma lista e que cabe ao usuário identificar e testar a distribuição Linux que vai funcionar em seu computador antigo.

Devuan Linux

Devuan Linux é baseado no Debian e ainda utiliza SysVinit, ele conta com seu próprio repositório de softwares, mas que também espelha-os no upstream do Debian. O seu ambiente é o Xfce bastante polido, e é ideal para computadores com pouca memória RAM e pouco poder de processamento.

linux-melhores-distribuicoes-para-computadores-antigos

Os requisitos mínimos para rodar a distribuição Linux Devuan em seu computador antigo é:

  • 15GB de espaço em disco para instalação
  • 2GB de RAM de qualquer barramento

Conheça mais sobre a distribuição Devuan, acessando o site do projeto.

MX Linux

O MX Linux é uma das distribuições Linux mais leves, e que tem sido bem cotada nos últimos tempos. Ela é conhecida por ser muito leve, e sem perder a beleza. A sua base é o Debian, e o ambiente padrão é o Xfce com muitas personalizações. O usuário pode personalizar da maneira que desejar, mas a distribuição é tão bem acabada que pouca coisa precisará ser feito no pós instalação. Então, é uma boa distribuição Linux para computadores antigos e muito bonita também.

Os requisitos mínimos para que o MX Linux possa rodar em um computador antigo é:

  • Processador i686 Intel ou AMD
  • 512MB de RAM
  • 5GB de espaço em disco

Para obter maiores informações sobre a distribuição MX Linux, recomendamos o acesso à página do projeto.

Trisquel Mini

A distribuição Linux Trisquel Mini é uma versão bem compacta e leve. E como já falamos, ela também é muito utilizada em computadores antigos. A sua base é o Ubuntu LTS, e o sistema pode ser instalado especialmente em notebook, pois há uma otimização para consumir pouca energia devido aos seus requisitos baixos. O seu ambiente é o LXDE.

linux-melhores-distribuicoes-para-computadores-antigos-3

Requisitos mínimos para o Trisquel Mini rode em computadores antigos, são:

  • 256MB de RAM
  • Processador Petium ou superior

Para maiores informações sobre o Trisquel Mini, ou sobre o Trisquel, acesse o site do projeto.

Puppy Linux

O Puppy Linux já é conhecido nosso. A distribuição já foi eleita pelos usuários como uma das melhores para computadores antigos, isso porque o sistema consegue rodar em computadores com quase 20 anos, especialmente aqueles processadores da família K6.

Basicamente, o sistema salva muita coisa na memória RAM, o que torna o sistema bem mais rápido, você também pode executá-lo a partir de uma unidade USB, seja qual for. O seu ambiente gráfico é o Openbox e JWM, ambos são focados em consumir menos recursos da máquina.

Mas, por ser tão otimizado, os gráficos não são tão bonitos, se o seu foco é leveza e beleza, talvez o Puppy Linux não seja a melhor opção.

Requisitos mínimos para que o Puppy Linux rode em um computador antigo:

  • 64MB de RAM ou 256MB de RAM para modo satisfatório
  • Processador a partir de 333MHz

Para maiores informações e download, consulte a pagina oficial do projeto.

SparkyLinux

O SparkyLinux é outra distribuição leve, e pode ser executada tanto em computadores antigos como mais recentes. O sistema tem como base o Debian Teste, que é uma versão semi-rolling e uma estável, e conta com vários ambientes de Desktop à escolha do usuário.

A distribuição possui duas edições, uma edição completa e outra base. A diferença entre elas é que na completa você não precisa fazer muita coisa, só instalar e usar, já na versão base ela vem apenas com o que é necessário para o sistema rodar, por isso pode ser instalada em computadores mais antigos.

Requisitos mínimos para que o SparkyLinux rode em um computador antigo:

  • 256 MB de RAM se você estiver usando LXDE, Openbox, Gameover e e17.
  • 384 MB de RAM para MATE e LXQt
  • Processador I486 ou amd64
  • 5 GB de espaço em disco

Para maiores informações sobre o SparkyLinux, consulte o site oficial do projeto.

CrunchBang ++

Conhecido por sua leveza, o CrunchBang não poderia ficar fora da lista de maneira nenhuma. A distribuição já faz parte de tantas outras listas para computadores antigos, e não ficaria de fora nesta nova de 2019.

A distribuição é um clone do CrunchBang Linux, e por isso recebe o nome de CrunchBang ++, além disso também é conhecida por CBPP ou #!++  e ainda, CrunchBang Plus Plus. A distribuição é baseada no Debian, e usa o OpenBox, o foco é ser simples e oferecer um design básico, mas sem perder a elegância.

Alguns aplicativos padrão do CrunchBang ++ são emulador de terminal, Geany IDE, Gimp para edição de imagens, gerenciador de arquivos Thunar, VLC media player, software de gravação XFburn, visualizador de imagens Viewnior, Iceweasel para a web, cliente de transferência gFTP, AbiWord para aplicativos de escritório e muitos outros.

linux-melhores-distribuicoes-para-computadores-antigos

Requisitos mínimos para que o CrunchBang ++ possa ser executado em computadores antigos:

  • 512 MB de RAM
  • Processador Pentium IV ou superior

Para maiores informações sobre o CrunchBang ++ acesse o site oficial do projeto.

Bodhi Linux

O Bodhi Linux segue neste ano na lista das distribuições Linux para computadores antigos. Os usuários tem instalado a distribuição tanto em PCs quanto em notebooks. Por não conter muita perfumaria, a ISO do Bodhi é reduzida, mas claro, você instalar os softwares que desejar posteriormente.

A distribuição utiliza o ambiente Enlightenment que deixa tudo mais leve. Mas, o usuário também pode instalar outros ambientes se desejar, obviamente que ambientes mais pesados iriam descaracterizar o sistema, e precisaria de mais recursos para funcionar.

Requisitos mínimos para que o Bodhi Linux rode em um computador antigo:

  • 256 MB de RAM
  • 4GB de espaço em disco
  • Processador Pentium IV ou superior

Para maiores informações sobre o Bodhi Linux, consulte o site oficial do projeto.

LXLE

O LXLE é baseado no Lubuntu LTS, segundo os comentários que lemos na internet, é como se fosse um Lubuntu otimizado, e sim, para computadores mais antigos. O foco da distribuição é ser mais leve que sua base original, onde até os aplicativos escolhidos para a ISO são os mais leves possíveis, e assim, garantir uma melhor perfomance da distribuição.

Requisitos mínimos para que o LXLE rode em um computador antigo:

  • 512 MB de RAM ou 1 GB para melhor desempenho
  • Processador Pentium III ou para um melhor desempenho Pentium IV
  • 8GB de espaço em disco

Para maiores informações sobre o LXLE consulte o site oficial do projeto.

Peppermint

O Peppermint quando foi lançado, teve seu foco nos famosos netbooks. A distribuição é foca em nuvem, e assim consegue atingir o consumo básico de recursos. O ambiente padrão do sistema é o LXDE e a sua base é o Ubuntu.

Em 2018 a distribuição tornou-se muito popular e recebendo grande atenção da comunidade. Devido a isso, a distribuição conta com um amplo suporte comunitário.

Requisitos mínimos para que o Peppermint rode em um computador antigo:

  • 1GB de RAM e para um desempenho satisfatório 2GB
  • Qualquer processador de arquitetura Intel x86
  • 4GB de espaço em disco

Para maiores informações sobre a distribuição Linux Peppermint, acesse o site oficial do projeto.

Antix Linux

Baseado no Debian, o AntiX utiliza o ambiente Icewm o que deixa o sistema muito leve e exigindo muito pouco dos computadores. Por isso, a distribuição é cotada para uso em computadores antigos, bem antigos. No entanto, o AntiX não vem com softwares instalados, ao menos os populares e conhecidos, você deverá instalar os softwares de sua preferência no pós instalação.

Caso você escolha o AntiX, cuidado com os softwares que vai instalar em sua máquina antiga, ou terá que adicionar mais recursos o que descaracterizará a leveza do sistema.

Requisitos mínimos para que o AntiX rode em um computador antigo:

  • 256MB de RAM
  • Processador Pentium III
  • 7GB de espaço em disco

Para maiores informações e download, acesse o site oficial do projeto.

TinyCore

TinyCore também já foi amplamente falada aqui no site, ela ficou famosa por ser uma das mais leves e usar apenas 16MB de memória RAM. A distribuição extremamente minimalista e há poucos softwares instalados na pequena ISO.

A distribuição utiliza os ambientes FTLK/FKWM e Busy Box por padrão. O TinyCore possui três edições, a CorePlus, TinyCore e Core. O Core é o sistema básico que usa a CLI (Command Line Interface). Para usuários avançados, essa distribuição pode funcionar bem desde que não precise da interface gráfica, disponível na edição TinyCore.

CorePlus é uma imagem que funcionará bem para usuários com uma rede sem fio. As ferramentas de instalação fornecem a configuração básica, suporte sem fio através de diferentes arquivos de firmware, suporte ao teclado e uma ferramenta de remasterização.

O tamanho pode surpreender, mas sua capacidade é a de um grande sistema operacional, especialmente quando instalado em PCs e laptops antigos.

Requisitos mínimos para que o TinyCore rode em um computador antigo:

  • 46MB de RAM ou 64MB para um desempenho aprimorado
  • Processador Pentium II

Para maiores informações sobre o TinyCore acesse o site oficial do projeto.

Linux Lite

O nome já diz tudo, então a distribuição Linux Lite é leve e focada exclusivamente em computadores antigos. A distribuição tem como base o Ubuntu LTS o que garante uma maior estabilidade e acesso a muitos softwares.

A distribuição já vem com alguns softwares especialmente selecionados para computadores antigos, então, fique de olho no que vai instalar depois, ou vai precisar aumentar os recursos de sua máquina.

Alguns aplicativos já vem pré-instalados, como o Firefox, Thunderbird, Dropbox, LibreOffice, VLC, GIMP e o Lite para ajustar as configurações da área de trabalho. O ambiente padrão é o XFCE bem polido o que garante o menor consumo de recursos.

Requisitos mínimos para que o Linux Lite rode em um computador antigo:

  • 512MB de RAM
  • Processador de 700Mhz
  • 5GB de espaço em disco

Para maiores informações sobre o Linux Lite, consulte o site oficial do projeto.

Lubuntu

O Lubuntu todo mundo já ouviu falar. Ele faz parte dos sabores oficiais do Ubuntu. O Lubuntu conta como ambiente padrão o LXDE/LXQT, e assim o torna leve. Você pode instalar em computadores bem antigos como as versões que citamos anteriormente.

Possui um conjunto de aplicativos e software com ferramentas como escritório, internet, aplicativos gráficos e utilitários relacionados. Os aplicativos executados no Lubuntu utilizam menos recursos e, se necessário, têm melhores alternativas. Você pode acessar milhares de pacotes adicionais através do repositório de software Ubuntu.

linux-melhores-distribuicoes-para-computadores-antigos

Requisitos mínimos para que o Lubuntu rode em um computador antigo:

  • 128MB de RAM
  • Processador Pentium II, Celeron desde que suporte PAE
  • 2GB de espaço em disco

Para maiores informações sobre o Lubuntu, acesse o site oficial do projeto.

Escrito por Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Como instalar o Drawing Image Editor no Linux – Uma alternativa ao Microsoft Paint

Como instalar o Drawing Image Editor no Linux – Uma alternativa ao Microsoft Paint

4 ferramentas Python para quem quer iniciar na astronomia

4 ferramentas Python para quem quer iniciar na astronomia