GNOME 40 tem lançamento marcado para 24 de março de 2021

Notícias

Depois de anunciar mudanças importantes em relação ao desenvolvimento, o ambiente de desktop GNOME 40 definiu uma data específica para sair. Assim, o GNOME 40 tem lançamento marcado para 24 de março de 2021. Lembrando que esta será a próxima grande versão em 2021 após a série GNOME 3.38. E já existe muita coisa ocorrendo em relação ao desenvolvimento do ambiente de trabalho. Além dessa mudança de numeração, o GNOME 40 traz outras surpresas.

Muitos de nós ainda estamos nos habituando ao recente GNOME 3.38. Ele acaba de estrear oficialmente em distros como Ubuntu 20.10 Groovy Gorilla ou no Fedora 33 WorkStation. Portanto, o Projeto GNOME deu início ao ciclo de desenvolvimento de seis meses do GNOME 40, que será totalmente diferente da série anterior.

GNOME 40 tem lançamento marcado para 24 de março de 2021

GNOME 40 tem lançamento marcado para 24 de março de 2021

O ciclo de desenvolvimento do desktop GNOME 40 foi simplificado. Primeiro, não haverá mais quatro marcos de desenvolvimento antes que o estágio beta apareça. Apenas três marcos de desenvolvimento serão publicados em seis meses: um alfa, um beta e um Release Candidate (RC).

Os testadores públicos poderão colocar as mãos no lançamento alfa do GNOME 40 logo no início de janeiro de 2021, enquanto os lançamentos beta e RC devem chegar às ruas em meados de fevereiro e março, respectivamente. O lançamento final da série de ambientes de desktop GNOME 40 está marcado para 24 de março de 2021. Assim, mais uma vez, chegará bem a tempo para o sistema operacional Ubuntu 21.04 (Hirsute Hippo), com lançamento previsto para 22 de abril. Do mesmo modo, deve fazer parte do Fedora 34, com lançamento previsto para 27 de abril.

Este ciclo de desenvolvimento ultra simplificado dará aos desenvolvedores GNOME mais tempo para trabalhar no que realmente importa. Portanto, o foco não está mais na liberação de marcos que ninguém se preocupa (ou não tem tempo) para testar. Além disso, a mudança não deve afetar a qualidade da versão final.

É muito cedo para conhecer em detalhes os novos recursos. Também não se sabe quais serão as principais mudanças que chegarão ao ambiente de desktop GNOME 40. Sendo assim, vamos acompanhar os próximos passos.

GNOME 3.38 ganha primeira atualização pontual

Tags: Fundação GNOME, GNOME, GNOME 3.38, GNOME 40
Artigos relacionados
Compartilhe com amigos!

Leia também: