in

GNOME 3.38 ganha primeira atualização pontual

Veja algumas mudanças já implementadas.

O Projeto GNOME lançou o GNOME 3.38.1. Esta é a primeira grande atualização pontual  da última série de ambientes de desktop GNOME 3.38. Ela traz muitas mudanças e melhorias. Lançado no mês passado, o ambiente de desktop GNOME 3.38 apresenta um novo aplicativo GNOME Tour, uma grade de aplicativos personalizáveis no GNOME Shell, suporte a vários monitores, melhor screencasting e captura de tela, suporte Flatpak aprimorado, melhor suporte para aplicativos sandbox, melhor suporte Wayland, e muito mais.

O GNOME 3.38.1 corrige muitos problemas descobertos desde o lançamento do GNOME 3.38 em muitos componentes e aplicativos. Por exemplo, o navegador da web Epiphany agora abre o auxiliar do portal em uma nova guia e apenas em ambientes não GNOME. Além disso, o aplicativo Flatpak agora oferece suporte à abertura de arquivos CSS e JavaScript personalizados.

Além disso, gravações de tela foram adicionadas a itens recentes no GNOME Shell, que agora apresenta um recurso de peek-password ajustado e um comportamento DND aprimorado no seletor de aplicativos. As falhas do espaço de trabalho que ocorreram no modo de visão geral do GNOME Shell também tiveram solução.

GNOME 3.38 ganha primeira atualização pontual

GNOME 3.38 ganha primeira atualização pontual

Para o gerenciador de arquivos Nautilus, esta primeira versão atualiza os URIs com estrela em movimento e renomeia itens, acelera o esvaziamento da lixeira evitando a recursão, reverte as correções do emblema do ícone de versões anteriores para melhorar o desempenho e não exibe mais itens obsoletos no visualização com estrela.

O recurso Night Light agora deve ser atualizado corretamente após DPMS, rolagem de botão, manuseio de IM e configuração de fonte-dpi correta agora deve funcionar no X11, o redimensionamento de diálogos modais anexados agora funciona no Wayland e a habilitação de escala fracionária não deve mais mostrar falhas visuais no fundo.

Para o componente GNOME Bluetooth, o GNOME 3.38.1 corrige um problema com a solução alternativa de conexão intermitente introduzida na versão anterior, que ocorria ao usar a troca nas propriedades do dispositivo. O gerenciador de máquina virtual GNOME Boxes foi portado para o Tracker 3. Além disso, recebeu melhor suporte para o GNOME OS VM 3.38. Isso permite que você experimente a versão mais recente do ambiente de desktop GNOME sem ter que instalá-lo em seu computador pessoal.

Outras mudanças incluem

  • a capacidade de copiar os resultados do GNOME Calculator da pesquisa do GNOME Shell para a área de transferência;
  • O GNOME Maps obtém melhor suporte para smartphones Linux;
  • O GNOME Music ganha uma correção para travamento com scrobbling e o GNOME Photos tem melhor suporte para Flatpak;
  • Muitas traduções em quase todos os aplicativos.

Mais detalhes sobre as mudanças incluídas neste primeiro lançamento pontual estão disponíveis aqui.

GNOME 3.38 é a versão estável final da série de lançamento GNOME 3. Os desenvolvedores agora estão começando a trabalhar em nosso próximo lançamento, GNOME 40, em março. Até então, aproveite o GNOME 3.38, disse Michael Catanzaro.

Em breve na sua distro preferida

O lançamento do GNOME 3.38.1 também significa que o ambiente de desktop GNOME 3.38 deve chegar em breve nos repositórios de software estáveis de algumas das distribuições GNU/Linux mais populares, começando com os lançamentos como Arch Linux e openSUSE Tumbleweed. Os mantenedores do sistema operacional e aqueles que desejam compilá-lo por conta própria podem baixar o instantâneo oficial do projeto BuildStream aqui ou usar os source packages.

Em breve, os desenvolvedores começarão a trabalhar no próximo lançamento, GNOME 40, que deve ser lançado em março do próximo ano.

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.