Navegador Chromium está oficialmente disponível no Linux Mint e LMDE

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Se você é usuário de uma das distribuições mais populares, fique atento a esta informação. O navegador Chromium está oficialmente disponível no Linux Mint e LMDE. O anúncio foi feito pelo desenvolvedor do Mint, Clement Lefebvre. Então, a partir de agora,  os usuários do Linux Mint e LMDE (Linux Mint Debian Edition) podem finalmente instalar o navegador da web Chromium mais recente a partir dos repositórios de software oficiais.

Para quem não se recorda, a distro tornou muito mais difícil para os usuários instalar o navegador da web Chromium em suas distribuições. Isso ocorreu pela decisão de descartar o suporte para os pacotes universais Snap do Ubuntu com o lançamento do Linux Mint 20 em diante. No entanto, os desenvolvedores do Linux Mint agora estão empacotando o Chromium e distribuindo através dos repositórios oficiais.

Os usuários agora podem instalar facilmente o navegador de código aberto. Assim, bastam alguns cliques do mouse. Dependendo da edição que você está usando (Cinnamon, MATE ou Xfce), tudo que você precisa fazer é abrir o Gerenciador de Software e instalar o Chromium. Por outro lado, você pode usar o aplicativo Synaptic Package Manager ou por meio do terminal executando o comando

sudo apt install chromium

Após a instalação, você pode abrir o navegador Chromium no menu Aplicativos de seu ambiente de área de trabalho favorito.

“O navegador Chromium agora está disponível nos repositórios oficiais para Linux Mint e LMDE. Se você estava esperando por isso, gostaria de agradecer a sua paciência”, disse Clement Lefebvre no último boletim informativo semanal.

Novo servidor

Para fazer isso acontecer, os desenvolvedores do Linux Mint alocaram um novo servidor poderoso. Assim, está com AMD Ryzen 9 3900 e 128 GB de RAM. Portanto, deve reduzir o tempo necessário para compilar cada nova versão do navegador da web Chromium. Então, o tempo deve cair de quase seis horas para menos de uma hora.

Todo o processo de atualização é automático. Então, você sempre obterá a versão mais recente do Chromium assim que ela estiver disponível. Contudo, lembre-se de manter suas instalações do Linux Mint e LMDE atualizadas o tempo todo.

No mesmo comunicado, os desenvolvedores do Linux Mint informam que estão trabalhando no próximo Linux Mint 20.1 “Ulyssa”. O sistema sairá perto do feriado de Natal. Terá acesso mais rápido aos seus arquivos favoritos e melhorias na forma como o ambiente de desktop Cinnamon interage com o servidor. Além disso, haverá um possível novo reprodutor de IPTV interno chamado Hypnotix, que você pode baixar aqui.

 

 

 

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.