Lançado GIMP 2.99.2 com GTK3 UI e suporte ao Wayland

Claylson Martins
Por Claylson Martins

O GIMP 2.99.2 está finalmente acaba de ser lançado e vem com boas surpresas como GTK3 UI e suporte ao Wayland. Este é, portanto, o “primeiro passo” para o lançamento do GIMP 3.0. A próxima versãodeve destacar essa transição do kit de ferramentas GTK2 para GTK3.

Com o GIMP 3.0 no GTK3, há melhorias na interface do usuário, incluindo suporte nativo ao Wayland e suporte adequado a monitores HiDPI. Este trabalho também melhora a manipulação do dispositivo de entrada para o GIMP e novas possibilidades de tema.

Além de mudar para GTK3, o GIMP 2.99.2 (e 3.0) também apresenta:

Interfaces GIMP 2.10.22 e 2.99.2 lado a lado

  • uma nova API de plug-in;
  • uma refatoração e limpeza da base de código em geral;
  • trabalho contínuo no manuseio do espaço de cores do programa de manipulação de imagem;
  • cache de renderização como um dos as etapas para um melhor desempenho;
  • e várias outras melhorias.

Lançado GIMP 2.99.2 com GTK3 UI e suporte ao Wayland

Lançado GIMP 2.99.2 com GTK3 UI e suporte ao Wayland

“O GIMP 2.99.2 marca o primeiro passo em direção ao GIMP 3 baseado no kit de ferramentas de interface de usuário GTK3″, confirma o comunicado oficial do programa.

Com o trabalho de plug-in GIMP 3 agora também é possível criar plug-ins com linguagens Python 3, JavaScript, Lua e Vala.

Antes do lançamento estável do GIMP 3.0, os desenvolvedores ainda planejam examinar todas as suas alterações e revisar a API exposta.

Mais detalhes sobre a versão de desenvolvimento do GIMP 2.99.2 de hoje em GIMP.org.

Exercício de cabra como extensão

Há um pacote Flatpak aprimorado do GIMP 2.99.2 para teste, bem como para o Windows. No entanto, eles ainda precisam de mais ajuda  para o perfeito funcionamento no macOS.

Definitivamente, há outras partes em que a ajuda será crucial, seja plug-ins, código principal, interface do usuário ou interface do aplicativo. Portanto, precisamos de mais atenção nisso para resolver o máximo de pequenos problemas que pudermos.

Para concluir, lembramos que você pode doar para o projeto e financiar pessoalmente vários desenvolvedores do GIMP que tornam tudo isso possível. Essa também é uma forma de retribuir e acelerar o desenvolvimento do GIMP se você gostar do projeto.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.