Após o NuTyX 11.6 estável atual, o fundador da distribuição, conhecido como Tnut está agora se preparando para a próxima versão principal, NuTyX 12. Então, Tnut anunciou uma primeira versão de teste, NuTyX 12-rc1. Como ele cita, a versão 12 é um projeto de 64 bits completamente novo e nenhuma versão de 32 bits estará disponível para o NuTyX 12. Vamos ver o que está por vir para a nova distribuição do NuTyX 12 Linux. Portanto, o NuTyX 12-rc1 Linux descarta suporte à versão de 32 bits.
NuTyX 12-rc1 Linux descarta suporte à versão de 32 bits. O que mais há de novo?
Começando com as atualizações principais, o NuTyX básico agora vem com o kernel de suporte de longo prazo (LTS) 4.19.151 e o kernel estável mais recente 5.9.8.
Outro grande desenvolvimento está no sistema init, onde a equipe NuTyX desenvolveu um novo sistema init oficial caseiro chamado RuNyX. É uma bifurcação do projeto runit init, que você pode instalar em uma nova versão usando o comando:
sudo cards install runyx
Com o novo sistema init, você também terá agora uma escolha mais ampla de sistema init no momento da inicialização no menu GRUB, já que o NuTyX vem com três sistemas init: SysV, SystemD e RuNyX. No entanto, o init de base principal sempre será SysV.
Além disso, o NuTyX também usará seu próprio esquema de diretório para torná-lo consistente com outros sistemas init disponíveis. Além disso, o gerenciador de dispositivos Eudev agora é a parte eudev do projeto systemd e funciona bem nos três inits sem problemas.
Como o Systemd vem com vários módulos por padrão, a versão de teste disponível atualmente desabilitou alguns módulos principais, como:
- cronometrado (ntp)
- networkd (dhcpcd, networkmanager)
- resolver (dhcpcd, networkmanager)
- Compatível com SysV (sysVinit)
Se você quiser testar o primeiro candidato a lançamento, baixe a imagem ISO com o desktop KDE Plasma, MATE ou Xfce disponível aqui.
Ou, se já estiver usando NuTyX, você pode atualizar seu sistema para a versão de teste adicionando primeiro a linha version testing
no arquivo /etc/cards.conf e executando o comando:
sudo cards upgrade
Você também pode precisar remover o dhcpcd se estiver executando o networkmanager para fazer o systemd e o runyx init system funcionarem corretamente.
sudo cards remove -a dhcpcd