É bem verdade que a linguagem Javascript vem crescendo nos últimos anos, que o ecossistema JavaScript vem sendo muito difundido e é possível perceber pela progressão dos packages da NPM. A adoção desta tecnologia pelas empresas de tecnologia no Brasil e no mundo já é uma realidade, principalmente por aquelas que estão iniciando um novo produto. Mas por que estamos testemunhando esta explosão? Isto já aconteceu antes com outra tecnologia? O que podemos esperar desta evolução? É o que iremos discorrer neste pequeno artigo.
Para todo aquele que deseja aprender o desenvolvimento web precisa passar, quase que obrigatoriamente, pelo aprendizado de HTML e CSS, consequentemente irá aprender um pouco sobre JavaScript, pois é uma linguagem que melhora a interação do usuário com sites e sistemas web, não vamos nos aprofundar nisso, mas com o avanço da linguagem em diversos frameworks, surgiu um pensamento: “por que utilizar uma outra linguagem de programação se pode usar JavaScript?” Este pensamento é muito válido, já que com o advento de frameworks como o NodeJS, Angular, React, React Native, Electron, etc. É possível desenvolver para várias plataformas e ter um resultado satisfatório somente com uma linguagem. Então o pensamento é válido ou não? Sim, é um ponto a ser analisado.
A explosão do JavaScript no mundo não é uma novidade que aconteceu com esta linguagem. Outras linguagens de programação tiveram seu momento de Hype, já testemunhamos animosidade com as linguagens PHP e Ruby (framework Ruby on Rails), quando a bolha da Internet surgiu, anos atrás, também vimos recentemente (antes do boom do Javascript) a empolgação pela linguagem Python, em todos os lugares eram cursos de Python, artigos sobre a linguagem e tudo o mais, você já viu isso acontecendo em algum lugar recentemente? Sim, está acontecendo agora com JavaScript.
Nós que somos da área da tecnologia não podemos nos apegar a nenhuma delas, pois elas vêm e vão. Não temos garantia de que uma tecnologia veio para ser o sucesso para sempre. Mas também não estou afirmando que o JavaScript sumirá, não é isso. O nosso entendimento é que JavaScript é a ferramenta atual para as soluções que necessitamos neste período que vivemos, mas porquê? Pelo que citei sobre os frameworks, e também pela velocidade que o mercado exige no desenvolvimento de soluções, aplicações, e entrega de produtos.
A curva de aprendizado em JavaScript é realmente muito curta, e com isso “pular” de um framework para o outro é muito fácil. Podemos visualizar esta facilidade quando se aprende React que é utilizado para desenvolvimento frontend e o desenvolvedor parte para aprender desenvolvimento mobile com React Native, existem particularidades de cada ferramenta, porém as semelhanças são muitas.
Podemos observar esta mesma facilidade com Angular, Vue e Ionic. Mas se você não quiser trabalhar com desenvolvimento frontend pode optar pelo famoso framework NodeJS para desenvolvimento de aplicações backend, e você não sentirá muita dificuldade em trabalhar com qualquer uma dessas ferramentas. Enfim, neste quesito, o JavaScript é muito poderoso e produtivo.
Um desenvolvedor maduro não pode enxergar as linguagens como concorrentes umas das outras, ele precisa enxergar o problema (daí entram prazos, necessidades do cliente e produto, etc.) e ver qual será a melhor ferramenta para entrega da solução. Com isso as outras linguagens de programação não ficam atrás, por haver uma comunidade madura e já estarem estabelecidas, é possível entender o momento do mercado da tecnologia. Nós, na Certus Software começamos com Java, e acrescentamos Ruby on Rails e VueJS na nossa stack de tecnologias.
Devemos nos atentar a diversidade da nossa stack, pois utilizar Frameworks JS no frontend e no backend podem trazer melhorias e agilidade, mas também trazer alguns problemas. Podemos colocar como exemplo de caso, a biblioteca lodash, que compõe várias outras bibliotecas. Se ela entrar em decadência como o moment.js teríamos problemas, pois vários pacotes teriam mal funcionamento.
Muitas bibliotecas JS estão interligadas e diversificar as tecnologias na stack utilizada também pode ser um porto seguro para situações possíveis como esta. E com isso, na Certus Software fazemos uma análise minuciosa das bibliotecas que vamos utilizar, pois nossos produtos são para o futuro e não queremos ter problemas, como o citado.
Ainda no quesito do crescimento da linguagem, já vencida a etapa da facilidade de aprendizado. Pode-se acrescentar a forte comunidade da linguagem JavaScript que existe, pois segundo levantamento do site stackoverflow, Javascript é a linguagem mais utilizada em todo o mundo. E a principal questão que estamos vivendo é: o mundo está em alto desenvolvimento em tecnologia e o mundo da programação tem efeito direto nesta evolução. “em 2020 haverá 1,4 milhão de novas vagas para programadores nos Estados Unidos, enquanto a expectativa é que apenas 400 mil profissionais se formem na área. Ou seja, este segmento será promissor.” (Olhar Digital, 2020).
Com esta necessidade, e veja, somente nos EUA, haverá um déficit de aproximadamente um milhão de profissionais para o mercado de trabalho. O profissional conhecido como fullstack, aquele que desenvolve frontend e backend, no mínimo, vem sendo o mais procurado, e qual a linguagem de programação que proporciona um aprendizado, nestas áreas, mais rápido? Acertou! JavaScript.
Podemos chegar a conclusão de que JavaScript é a linguagem do momento, a curva de aprendizado é pequena, existem muitas vagas por causa da necessidade e velocidade do mercado, como dito, aqui na Certus usamos o VueJS para o nosso frontend, pois nos dá um retorno muito rápido, objetivo e de fácil manutenção. Mas não podemos dizer que esta linguagem será a linguagem do momento para sempre, mas por enquanto tem nos ajudado a resolver muitos problemas criando soluções eficazes, nos dando oportunidade de crescimento e assim podendo ajudar no desenvolvimento não só de tecnologias, mas no desenvolvimento humano em todos os aspectos.