Computador quântico emissor de luz alcança supremacia quântica

Leonardo Santana
Por Leonardo Santana

Uma equipe de pesquisadores da China alcançou a supremacia quântica graças a um computador quântico que pode manipular minúsculas partículas de luz. Chamado de Jiuzhang, o sistema realizou uma computação quântica que se mostrou intratável para computadores clássicos.

A supremacia quântica é alcançada quando um dispositivo quântico prova ser capaz de realizar uma tarefa que um computador clássico consideraria impossível ou demoraria muito para ser concluída.

Computador emissor de luz alcança supremacia quântica

Enquanto o Jiuzhang realizou uma computação em apenas 200 segundos, os pesquisadores estimaram que o mesmo cálculo levaria 600 milhões de anos para ser concluído no supercomputador mais rápido do mundo, o Fugaku.

A supremacia quântica só foi reivindicada uma vez antes. No ano passado, os pesquisadores do Google mostraram um processador que, segundo eles, poderia executar um teste de computação em 200 segundos que levaria 10.000 anos para os maiores supercomputadores do mundo.

Computador quântico emissor de luz alcança supremacia quântica
A supremacia quântica é alcançada quando um dispositivo quântico prova ser capaz de realizar uma tarefa que um computador clássico consideraria impossível ou demoraria muito para ser concluída. Imagem: Fujitsu.

Os qubits vêm com um poder computacional sem precedentes devido à sua capacidade de realizar muitos cálculos em um.

O desafio consiste em criar e manter qubits suficientes para tornar útil um computador quântico, e há diferentes maneiras de fazer isso. O Google, por exemplo, está investindo em qubits supercondutores baseados em metal.

Para qubits supercondutores permanecerem controláveis, no entanto, eles precisam ser mantidos em temperaturas mais frias do que no espaço profundo. A extrema sensibilidade ao ambiente externo também significa que é difícil aumentar a escala dos dispositivos.

Em vez de partículas de metal, Jiuzhang manipula fótons. O dispositivo foi construído especificamente para uma tarefa quântica: simular e prever o comportamento errático dos fótons.

Os pesquisadores equiparam Jiuzhang com 300 divisores de feixe e 75 espelhos, e disseram que conseguiram medir até 76 fótons durante seus experimentos; partículas de luz suficientes para tornar o cálculo intratável para um computador clássico.

ZDNET

Share This Article
Follow:
Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.