A ferramenta auto-cpufreq de otimização de velocidade e energia da CPU para Linux foi atualizada para a versão 1.5.1 com um mecanismo para habilitar turbo boost com base na temperatura da CPU em combinação com a utilização/carga, a fim de evitar o superaquecimento.
A ferramenta altera a escala de frequência da CPU e status do turbo boost com base no estado da bateria, uso da CPU e carga do sistema. Ele também pode mostrar algumas informações básicas do sistema, monitorar a frequência e temperatura da CPU para cada núcleo, carga do sistema e estado da bateria.
Otimizador auto-cpufreq pode ativar o Turbo Boost com base na temperatura
Você pode ler mais sobre o auto-cpufreq na página do projeto do aplicativo. Além disso, o auto-cpufreq não interfere no TLP; portanto, você pode instalar os dois ao mesmo tempo.
Até este lançamento, havia alguns casos em que um laptop usando o auto-cpufreq poderia superaquecer devido ao turbo boost sendo ativado.
Este não era um bug no auto-cpufreq diretamente, já que o turbo só era ativado quando era necessário (por exemplo, quando o laptop estava conectado e a carga do sistema estava alta); mas isso não deve acontecer mais.
O auto-cpufreq 1.5.1 adiciona um mecanismo para habilitar turbo baseado na temperatura da CPU em combinação com a utilização e carga da CPU, a fim de prevenir superaquecimento.
Com isso, o turbo boost só é habilitado se a utilização/carga da CPU for alta e a temperatura média do núcleo não for alta. Isso deve ser especialmente útil para laptops mal ventilados que tendem a superaquecer.
Por fim, outras mudanças:
- Adicionado suporte para OpenSUSE Tumbleweed;
- Defina para usar consistentemente dados corretos em funções com cpuload & load1m;
- Conflito cpufreqctl resolvido como parte do pacote AUR.
Linux Uprising