SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

A Campanha Crowdfunding do Librem 5 superou a meta de arrecadação!

A realidade de um smartphone rodando Linux agora não é mais ficção!

Agora é certo, o Librem 5 deu certo e pela primeira vez teremos distribuições GNU/Linux rodando neles. Muitos projetos também tiveram a mesma iniciativa, mas os valores eram caros para época e nesta crise que estamos vivendo hoje que não é só nacional, investir em smartphone com valor um pouco salgado não seria interessante à ninguém.

A grande sacada do Librem 5 é sem dúvida pegar as distribuições que temos e torná-las compatíveis com o seu aparelho, ou seja, o hardware nele contido. Grande projetos como o GNOME e o KDE também se tornaram parceiras, claro, a parceria foi fechada quase nos 15 minutos do terceiro tempo, acho que ambos projetos estavam de olho se o Librem 5 realmente iria sair do papel, e agora é sim, saiu.

A empresa por trás do Librem 5 é a Purism uma empresa conhecida por vender computadores com o GNU/Linux instalado, possui também um projeto de lançar um smartphone seguindo o mesmo modelo. A empresa quer vender telefones com o GNU/Linux pré-instalado e parece que isso pode ser possível.

O Librem 5 seguiu o modelo de crowdfunding, que foi o mesmo modelo adotado pelo Ubuntu Edge e que infelizmente não arrecadou o valor esperado para tirar o projeto do papel. A Purism pediu $ 1.500.000 para começar a fabricação dos dispositivos, e em menos de dois meses, com exatos 56 dias no momento de criação deste post, eles já arrecadaram mais de $100.000 e agora já passou um pouco dos $ 2.000.000.

O Ubuntu Edge atingiu cerca de $ 12 milhões para sair do papel, e mesmo assim não chegou a meta esperada e a Canonical declinou do lançamento e o dinheiro continua lá parado. Agora, vamos esperar os primeiros aparelhos saírem da fábrica e começar com os reviews ao redor do mundo. E vale lembrar que a convergência também é uma realidade alcançada pelo Librem 5.

Para mais informações sobre a campanha ou sobre o projeto, consulte os links abaixo:

Campanha Librem 5 Purism

Comentários