in

A criptomoeda da Coreia do Norte provavelmente é uma besteira

Neste artigo, entenda por que a criptomoeda da Coreia do Norte provavelmente é uma besteira sem tamanho e por que devemos suspeitar dela.

EUA expõe três tipos de malware norte-coreanos
Imagem: The Next Web.

A Coreia do Norte supostamente está se preparando para desenvolver sua própria criptomoeda para evitar as rigorosas sanções internacionais que prejudicam sua economia, relata a VICE News.

A criptomoeda da Coreia do Norte

A princípio, o projeto foi anunciado por Alejandro Cao de Benos, chefe da “Associação Coreana da Amizade”, um grupo que busca promover as relações internacionais com a República Popular Democrática da Coréia (RPDC).

Assim, Cao de Benos disse a repórteres que o token não será uma versão digitalizada do Won norte-coreano, mas que eles ainda estão descobrindo exatamente o que lhe dará valor.

Além disso, ele disse que será “mais parecido com Bitcoin ou outras criptomoedas”, o que quase não faz sentido e deve ser uma bandeira vermelha imediata para quem prestar atenção.

O Bitcoin é muito parecido com uma mercadoria, na medida em que nada a apóia – ela se valoriza simplesmente por existir. Existem também milhares de “outras criptomoedas”, mas apenas uma pequena fração é baseada em um algoritmo que incorpora Prova de Trabalho (como Bitcoin).

Ainda mais curiosamente, quando a VICE News falou com a Embaixada da Coréia do Norte na ONU em Nova York, quem atendeu o telefone se recusou a confirmar ou negar a reivindicação de Cao de Benos.

A conferência norte-coreana sobre blockchain

A Coreia do Norte (novamente, supostamente) demonstrou grande interesse em blockchain e criptomoeda (além dos supostos roubos de criptomoedas em todo o mundo, que totalizaram US $ 2 bilhões em fundos).

Diz-se que o estado realizou uma bem-sucedida conferência blockchain de uma semana em abril e agora está programando uma segunda.

Seu primeiro evento foi originalmente planejado para outubro do ano passado. Porém, Cao de Benos disse ao Hard Fork que havia sido adiado “porque não conseguimos atender a todos os pedidos a tempo”.

Quando pressionado, Cao de Benos se recusou a divulgar indivíduos ou empresas envolvidas devido a questões de privacidade. Todavia, sustentou que Chris Emms liderou a delegação internacional naquela conferência em particular.

Emms é conhecido por seu relacionamento com o Skycoin, uma merda tão terrível que o infame John McAfee tem uma tatuagem com seu logotipo nas costas (mais bandeiras vermelhas). Mais tarde, eles se separaram depois que McAfee twittou sobre fazer sexo com baleias (sério).

A criptomoeda da Coreia do Norte provavelmente é uma besteira
John McAfee com uma tatuagem da Skycoin nas costas. Foto: Reprodução / The Next Web.

Na época, Cao de Benos disse por e-mail:

Como é uma nova tecnologia na RPDC, o conteúdo foi focado nos usos práticos de blockchain e no futuro da tecnologia no leste da Ásia, com exemplos de projetos sendo implementados em países vizinhos.

Ele acrescentou:

Tivemos cerca de 100 participantes. O acesso à conferência foi gratuito. Os visitantes estrangeiros pagam eles mesmos o pacote de viagem: aviões, hotéis, refeições, transporte, tradução e salas de negócios.

Tentativas de identificar a conferência

Em abril, o Hard Fork fez várias tentativas para obter evidências fotográficas que provavam que a conferência de blockchain da DPRK realmente aconteceu.

Por fim, apesar da longa correspondência com Cao de Benos e Emms, a única foto fornecida foi a que aparece abaixo.

A criptomoeda da Coreia do Norte provavelmente é uma besteira
Bem, ele está vestindo um suéter vermelho, eu acho. Foto: Cao de Benos.

Embora seja realmente uma foto de Emms, não há nada que sugira que essa foto tenha sido tirada dentro da Coreia do Norte.

Por enquanto, vamos registrar essas reivindicações na mesma categoria da criptomoeda “Petro” de Maduro – provavelmente besteira e um arenque vermelho gigante.

Se gostou deste artigo sobre a criptomoeda da Coreia do Norte, não deixe de compartilhar!

Fonte: The Next Web

Leia também: França pede proibição de criptomoeda Libra na Europa