A distribuição Linux da Microsoft finalmente adiciona suporte para sistemas de arquivos raiz XFS

CBL-Mariner é a distribuição Linux da Microsoft.

Claylson Martins
2 minutos de leitura

Muitas distribuições Linux olham para Btrfs ou F2FS ao avaliar novas opções de sistema de arquivos raiz ou até mesmo algo como OpenZFS. Porém, no caso da distribuição Linux da Microsoft, a CBL-Mariner, apenas este mês eles começaram a oferecer suporte ao XFS como uma opção de sistema de arquivos raiz. A distribuição Linux da Microsoft finalmente adiciona suporte para sistemas de arquivos raiz XFS.

Com a atualização deste mês para a distribuição Linux interna da Microsoft, CBL-Mariner, eles agora suportam o XFS como um sistema de arquivos raiz. Até este ponto, esta distribuição Linux usada para vários propósitos dentro da Microsoft tem se concentrado em usar EXT4 como o sistema de arquivos raiz, mas com o lançamento de hoje do CBL-Mariner 2.0.20230426, eles agora também honram o XFS.

A distribuição Linux da Microsoft finalmente adiciona suporte para sistemas de arquivos raiz XFS

O CBL-Mariner foi bastante limitado em suas opções de suporte ao sistema de arquivos raiz com basicamente o EXT4, mas agora o XFS também pode funcionar.


O interesse no suporte do sistema de arquivos raiz XFS para o CBL-Mariner parece ter origem, pelo menos em parte, na organização LinkedIn da Microsoft.

Desde março, engenheiros da Microsoft estão trabalhando neste tíquete para adicionar suporte XFS ao instalador CBL-Mariner, fsck.xfs para o initrd e módulo XFS para GRUB para permitir isso como uma alternativa de sistema de arquivos raiz.

Além de agora oferecer suporte ao XFS como um sistema de arquivos raiz, a atualização de hoje do CBL-Mariner permite suporte ao console serial para o instalador ISO, adiciona pacotes LLVM e Clang 16, muda para uma versão mais recente do kernel Linux 5.15 LTS e tem atualizações para um número de pacotes — incluindo várias correções de segurança.Downloads e mais detalhes sobre o lançamento do Microsoft CBL-Mariner 2.0 deste mês via GitHub.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.