Artigo

30/10/2021 às 11:02

14 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

A Evolução da IA: passado, presente, futuro

Saiba tudo sobre o passado, presente e futuro da IA!

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

A evolução da qualidade de rede, dispositivos, softwares e investimento de grandes empresas tecnológicas, acompanhadas pelo interesse público e estadual, levaram a que, nessas últimas décadas, o impacto da inteligência artificial em nossas vidas tenha subido de forma substancial.

Porém, como todo esse conceito tem evoluído e até impactado nossa sociedade, fazendo com que tudo esteja mais automatizado, rápido e com menor risco de falha humana?

O que é IA?

a-evolucao-da-ia-passado-presente-futuro

Primeiramente, é crucial perceber como funciona o conceito de IA (inteligência artificial). Em suma, a inteligência artificial é a simulação de processos de inteligência humana por máquinas, especialmente sistemas de computador. Ou seja, é um pouco usar a tecnologia como substituta natural de muitas tarefas que, até ao momento, estavam destinadas ao ser humano.

Assim sendo, aplicativos específicos de IA incluem sistemas automatizados especializados, processamento de linguagem natural, reconhecimento de fala e visão, consistência nos dados, melhor perceção e análise de eventos futuros, entre muitos outros. Tudo para que não só as próprias empresas beneficiam com essa automação e potencial maior produtividade, como também o próprio país e sua população.

Como era a IA no passado?

Mergulhando um pouco pela história de IA, é importante notar que esse conceito apenas surgiu já em meados do século passado. Em uma fase em que, devido aos custos elevados de tecnologia, não era ainda possível desenvolver tecnologias e dispositivos de IA, que pudessem dar a resposta pretendida.

Desse modo, se até 1974 as máquinas podiam executar pedidos, mas não os armazenar, a partir desse ano tudo começou por mudar. Em uma fase em que os computadores se tornaram extremamente populares, se tornaram mais rápidos, menos caros e capazes de armazenar mais dados. Logo, foi aí que começamos por assistir ao sistema IA em funcionamento, com as máquinas se tornando mais inteligentes.

 

Presente do IA, impactando a produtividade

Não restam dúvidas que, atualmente, as tecnologias de inteligência artificial estão aumentando a produtividade como nunca antes visto. Elas estão criando soluções de gerenciamento de fluxo de trabalho com facilidade, ao mesmo tempo que produzem previsões de tendências e até mesmo a forma como as empresas se devem comportar no mercado.

De salientar que a inteligência artificial pode reunir e organizar grandes volumes de dados para fazer inferências e estimativas que estão fora da capacidade humana de compreensão. Por exemplo, está comprovado que melhora a eficiência organizacional, enquanto reduz o risco de um erro e identifica padrões incomuns, como spam e fraudes.

Também por isso a IA já está sendo usada em muitos aspectos de nossas vidas. Não precisará de ir muito mais longe, uma vez que já começa sendo usual existirem carros autônomos, previsões meteorológicas mais precisas, diagnósticos de saúde mais concretos e rápidos, entre muitas outras vantagens, que impactam diretamente nossa vida e decisões.

 

Diferentes Setores com IA muito presente

Para que possa ter uma melhor perceção de quais são os setores que estão sendo mais impactados pela inteligência artificial, entenda como essas suas tecnologias estão revolucionando a forma como se produz e trabalha. Tudo para um mercado mais dinâmico, eficiente e que melhor responda às necessidades dos clientes.

?       Setor de Design gráfico

Para se ter uma noção, há alguns anos, um aplicativo de software que pudesse processar requisitos humanos para um design gráfico, como um logotipo, era simplesmente impensável. Tal reação ocorria porque era algo que geralmente estaria reservado para a inteligência emocional humana.

Na verdade, existem muitos exemplos de gigantes da tecnologia que estão também usando inteligência artificial. Por exemplo, a nova ferramenta de IA dessa plataforma de branding, usa um aprendizado de IA para tornar mais fácil para você criar as experiências perfeitas do cliente por meio de ativos visuais. Aliás, terá a inteligência de poder funcionar como seu assistente quando você faz um trabalho criativo e ajudá-lo a obter efeitos fotorrealísticos e muito mais.

Esses exemplos mostram que a IA não apenas invadiu o espaço do design digital, mas se tornou um componente indispensável para dar um novo rumo a toda a indústria. A evolução tem sido gigante, pelo que a tendência continuará impactando a forma como se trabalha no design gráfico.

?       Transporte

Como mencionado, a inclusão de veículos autônomos e inteligentes é uma tendência clara entre os maiores produtores de carros do mundo. Não se trata mais de ficção científica, visto que o carro autônomo já é uma realidade presente até em ruas de muitas cidades.

De acordo com as projeções recentes, em 2040, cerca de 33 milhões de automóveis com capacidade de direção autônoma deverão estar nas estradas. Grandes nomes como a Tesla já estão apostando nisso, tentando que os próprios carros já se possam comunicar entre ambos, prevenindo assim muitos acidentes.

?       Setor da Saúde

Ora, saiba que a IA é, comprovadamente, um fator de melhoria, no setor de saúde. Essa tecnologia inteligente está aprimorando quase todas as áreas do setor, desde a segurança de dados até as operações assistidas por robôs.

Assim, a IA está finalmente fornecendo a esse setor, que tem sido prejudicado por procedimentos ineficientes e preços crescentes, uma reforma muito necessária. Para além de assuntos como marcação de consultas e notificações na medicação também podem ser recorrentes.

?     Marketing

Já alguma vez surgiu em sua tela uma foto de roupa que estava buscando em um outro site, mas não conseguiu encontrar mais tarde? Bem, isso é feito pela IA. É devido às técnicas de aprendizado da própria IA (como o famoso Pixel do Facebook e os cookies) que as empresas agora conseguem desenvolver fortes ligações com o cliente, sendo mais regular o “upselling”, por exemplo.

Essas tecnologias não apenas personalizam as experiências dos clientes, mas também ajudam as empresas a aumentar suas vendas, aumentando as taxas de conversão. Além disso, a contribuição dos chatbots, mensagens personalizadas e conteúdo pensado para os diferentes targets também irá aumentar o sucesso de suas campanhas e ferramentas de marketing.

? Setor financeiro

De acordo com especialistas, o setor bancário e a IA são uma combinação perfeita. Isso porque, entre ambos existe uma transmissão de dados em tempo real, precisão em previsões superiores, bem como um processamento de dados em grande escala. Tudo isso acaba impulsionando o setor financeiro. Exemplo disso são todos os processos otimizados e que vão desde decisões de crédito até negociação quantitativa e gestão de risco financeiro. Atualmente, os bancos confiam mais na análise crítica do IA de que de seus funcionários.

Como a IA é ideal para essas tarefas de maior precisão, análise de dados e matemáticas, o setor bancário está reconhecendo sua eficácia e precisão, incorporando IA em assuntos cruciais no momento de decisão final, tais como: arbitragem estatística, cognição adaptativa, chatbot e automação em suas operações de negócios.

 

Como o IA irá influenciar nosso futuro?

Em uma época em que o IA está presente à distância de apenas alguns cliques ou até mesmo no momento em que estamos escolhendo o que vestir ou comprar para comer, a verdade é que nosso futuro será de forte convivência com a inteligência artificial.

provado e estudado que carros que dirigem sozinhos, máquinas que nos vão substituir em nossos trabalhos e até softwares que nos ajudarão na escolha do que comer, vestir ou viajar, estarão presentes em nosso futuro, restará perceber como a sociedade também se adaptará a uma revolução mais do que anunciada, estando ela já presente.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×