Notícias

10/11/2021 às 20:00

3 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Abiword não está morto!

Abiword não recebia atualização desde 2019!

Abiword não está morto!

Se você já usa o Linux para desktop há algum tempo, provavelmente está familiarizado, ou pelo menos ouviu falar, do onipresente Abiword. Foi o processador de texto mais importante para o Linux antes do OpenOffice e depois do LibreOffice assumir a coroa.


Na verdade, às vezes até usei no Windows porque, para ser franco, gostei muito. Mesmo que eu não tenha usado metade dos recursos e plug-ins que vêm com ele (não, são muitos deles), lembro-me de ter ficado impressionado com o fato de que um aplicativo de código aberto era tão completo e estável, e me deu a sensação de que estava indo na direção certa, tendo optado por começar a usar o software de código aberto como uma parte importante do meu fluxo de trabalho.

Infelizmente, desde aquela época, o desenvolvimento do Abiword desacelerou a um ritmo lento, após o lançamento da versão 3.0.0. Por enquanto, parecia até que Abiworked havia chutado o balde e nunca teríamos notícias dele novamente. Mas, sem querer querendo, resolvi fazer um busca e após 24 meses do último lançamento 2021 recebeu a versão 3.0.5. Ocasionalmente, pequenos commits sempre eram publicados, mesmo que nenhum novo lançamento aparecesse. Pela natureza desses commits, cheguei à conclusão de que Abiword não estava de fato morto, mas em hibernação profunda.

No entanto, parece haver um plano para portar o Abiword para GTK4, a próxima versão principal do popular kit de ferramentas de plataforma cruzada (e principal “concorrente” do Qt). Com GTK4 finalmente trazendo muitos recursos tão esperados, incluindo um gráfico de cena, desfoque e muito mais. Resta ver se essas melhorias trarão ou não algo novo para a mesa para este processador de texto “antigo”, mas muito amado.

Se você quer matar a saudade, siga nosso tutorial sobre como instalar o Abiword 3.0.5 no Linux. Mas, se você quer apenas conferir os logs de mudança, acesse o site do projeto.

Tags:

AbiWord

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.