in

Alexandre Oliva se junta ao conselho da FSF

Alexandre Oliva se junta ao conselho da FSF. Neste artigo, veja os detalhes de sua nomeação.

Alexandre Oliva se junta ao conselho da FSF
Alexandre Oliva se junta ao conselho da FSF.

A princípio, leia detalhes sobre a nomeação de Oliva para o conselho da FSF, e depois aprenda um pouco sobre a fundação.

Alexandre Oliva entra no conselho da FSF

Alexandre Oliva se junta ao conselho da FSF
Alexandre Oliva se junta ao conselho da FSF. Fonte: FSF.

Um ativista de software livre de longa data e fundador da Free Software Foundation (FSF) América Latina, Oliva traz décadas de experiência no movimento do software livre para o conselho da FSF. Na comunidade, ele é tido em grande consideração por ser o desenvolvedor chefe do projeto GNU/Linux-livre, uma versão do kernel Linux que remove todos os bits não livres do código fonte do kernel, permitindo que usuários de todo o mundo rodem versões completamente livres do sistema operacional GNU/Linux, e é um programa de importância vital pela causa da liberdade de software. Além disso, pelo seu profundo empenho e trabalho incansável no software livre, Oliva recebeu o prêmio de Promoção do Software Livre 2016 dado anualmente pela FSF.

Além de ser um colaborador do Projeto GNU desde 1993, Oliva é um orador público e autor sobre a importância da liberdade de software. Ele trabalhou como engenheiro da computação na Red Hat de 2000 até 2019, fazendo contribuições consideráveis para componentes cruciais do conjunto de ferramentas do GNU, como o GCC e a biblioteca C do GNU. Mais recentemente, ele anunciou a fundação do projeto 0G, uma visão para telefones móveis que livra usuários do perigo constante colocado pela vigilância global.

Opiniões de envolvidos no processo

Sobre sua nomeação para o conselho, Alexandre declarou:

Em 2017, eu peguei emprestada [uma expressão] do discurso do Edward Snowden em 2016 na LibrePlanet e qualifiquei a FSF como o farol do movimento do software livre, o ponto de referência confiável que ilumina o caminho da liberdade de software. Que emocionante e maravilhoso desafio é se tornar parte de uma equipe que tem que descobrir qual é o caminho a ser iluminado e como manter as luzes brilhando através de períodos obscuros!

Igualmente, comentando sobre a nomeação de Oliva, o diretor executivo da FSF, John Sullivan, disse:

O compromisso firme de Alex aos princípios do software livre, assim como suas contribuições técnicas que tinham como finalidade ajudar outros ao redor do mundo a viver vidas livres, inspirou muitos de nós na FSF e no movimento do software livre. Essas são boas novas para nossos membros e apoiadores — a FSF se beneficiará enormemente de seu envolvimento reforçado.

Sobre a FSF

Em suma, a Free Software Foundation, fundada em 1985, é dedicada a promover o direito dos usuários de computador de usar, estudar, copiar, modificar e redistribuir programas de computador. Dessa forma, a FSF promove o desenvolvimento e uso de software livre — particularmente o sistema operacional GNU e suas variantes GNU/Linux — e documentação livre para software livre. Ao mesmo tempo, a FSF também ajuda a difundir melhor a consciência dos problemas éticos e políticos da liberdade no uso do software. Além disso, seus websites, localizados em https://fsf.org e https://gnu.org, são uma fonte de informação importante sobre o GNU/Linux. Doações para apoiar o trabalho da FSF podem ser feitas em https://donate.fsf.org. Suas sedes ficam em Boston, MA, EUA.

Afinal, você já conhecia a FSF?

Não deixe de compartilhar!

Fonte: FSF.

Leia também: Kernel GNU Linux-Libre 5.1 lançado oficialmente

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

Sonda indiana pronta para soltar lander na Lua

Sonda indiana pronta para soltar lander na Lua

avaliando-o-linux-lite-4-6-rc1-confira-um-pequeno-review-3

Lançada a distribuição Linux Lite 4.6