AlmaLinux 8.6 Beta disponível para teste

Claylson Martins
4 minutos de leitura

Aqueles com tempo extra já podem experimentar o AlmaLinux 8.6 Beta como a versão mais recente desta distribuição Linux empresarial totalmente gratuita construída a partir das fontes RHEL. Quando surgiu, a proposta é de ser um substituto a altura para o CentOS que foi descontinuado e deu lugar ao CentOS Stream.

O AlmaLinux 8.6 Beta rastreia as últimas alterações encontradas no Red Hat Enterprise Linux 8.6 upstream. A Red Hat lançou o Red Hat Enterprise Linux 8.6 Beta no final de março com suporte de administração de console web para Stratis Storage, suporte a dispositivos de passagem também dentro desse console web Cockpit, novas funções de configuração RHEL e uma variedade de outras melhorias. 

AlmaLinux 8.6 Beta disponível para teste

Como tal, dada a natureza desta distribuição Linux empresarial focada na comunidade, as alterações do AlmaLinux 8.6 Beta são as mesmas:

O AlmaLinux 8.6 Beta contém aprimoramentos do console web e algumas novas funções do sistema para simplificar a administração do sistema. As atualizações de segurança incluem versões upstream para o SCAP Security Guide, OpenSCAP e outros pacotes, entre outras melhorias.
Downloads e para saber mais sobre o AlmaLinux 8.6 Beta via AlmaLinux.org.

AlmaLinux 9

AlmaLinux 8.6 Beta disponível para teste
AlmaLinux 8.6 Beta disponível para teste

No mês passado, o AlmaLinux também lançou o AlmaLinux 9 Beta com o Red Hat Enterprise Linux 9 se aproximando rapidamente.

Logo após o lançamento do Red Hat Enterprise Linux Beta que saiu ainda em novembro do ano passado e o CentOS Stream 9 para o RHEL9 de ponta, a equipe do AlmaLinux anunciou agora a sua própria versão beta 9.0. O AlmaLinux no ano passado provou ser capaz de funcionar bem como uma alternativa RHEL popular e baseada na comunidade que começou depois que a Red Hat anunciou que descontinuaria o downstream do CentOS Linux sem custo.

O AlmaLinux 9 Beta rastreia as alterações encontradas no Red Hat Enterprise Linux 9 e passou a usar o kernel Linux 5.14 e muitas atualizações de pacotes no RHEL8 e AlmaLinux 8, como o compilador de sistema GCC 11, Python 3.9, PHP 8.0 e muito mais. Veja as notas da versão beta para mais detalhes sobre as mudanças do AlmaLinux 9.0 Beta.

O CentOS Stream é uma distribuição de entrega contínua que serve como o próximo lançamento pontual do RHEL. Antes de um pacote ser formalmente apresentado ao CentOS Stream, ele passa por uma bateria de testes e verificações – tanto automatizadas quanto manuais – para garantir que atenda aos padrões rigorosos de pacotes a serem incluídos no RHEL. As atualizações postadas no CentOS Stream são idênticas às postadas na versão secundária não lançada do RHEL. 

O objetivo? Para que o CentOS Stream seja tão fundamentalmente estável quanto o próprio RHEL.Para alcançar essa estabilidade, cada versão principal do CentOS Stream começa a partir de uma versão estável do Fedora – no CentOS Stream 9, isso começa com o Fedora 34, que é a mesma base de código a partir da qual o RHEL 9 é construído. 

À medida que os pacotes atualizados passam nos testes e atendem aos padrões de estabilidade, eles são enviados para o CentOS Stream, bem como para a compilação noturna do RHEL. O que você vê no CentOS Stream agora é como será o RHEL no futuro.

Via Phoronix

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.