AlmaLinux anuncia acesso “ALBS” para seu sistema de compilação público

Sistema usa como base o Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Claylson Martins
2 minutos de leitura

O AlmaLinux é um dos sistemas operacionais que surgiram após o fim da versão estável gratuita do CentOS, que foi trocado pelo CentOS Stream. Agora, a distribuição anuncia e torna público o ALBS, que vem a ser a sigla para o AlmaLinux Build System. Ele é usado para construir os lançamentos recentes do AlmaLinux 8.6 e AlmaLinux 9.0 em todas as arquiteturas suportadas.

O objetivo do AlmaLinux tornar público seu sistema de compilação destina-se a gerar maior transparência no projeto para descobrir mais detalhes sobre compilações de pacotes, bem como o que está sendo compilado no momento, logs de compilação e muito mais. Os desenvolvedores do AlmaLinux esperam que a abertura do ALBS também impulsione uma maior colaboração e contribuições da comunidade usando este sistema operacional baseado em RHEL.

AlmaLinux anuncia acesso “ALBS” para seu sistema de compilação público

AlmaLinux anuncia acesso “ALBS” para seu sistema de compilação público. Veja na imagem acima o fluxo de trabalho do AlmaLinux ALBS.

O código ALBS está disponível no GitHub enquanto, a partir de hoje, eles permitem acesso anônimo e somente leitura ao seu sistema de compilação implantado real. O acesso público ao seu sistema de compilação AlmaLinux ao vivo está disponível em build.almalinux.org . Isso é usado em suas arquiteturas de CPU suportadas de x86_64, AArch64, PowerPC PPC64LE e IBM s390x.

build.almalinux.org

Outras novidades do AlmaLinux

A distribuição AlmaLinux também anunciou que está trabalhando para adicionar suporte SBOM para compilações de pacotes via integração CodeNotary e um sistema RBAC para permitir que mais mantenedores e contribuidores acessem seu sistema de compilação para compilar pacotes. Eles esperam ter ambos os itens concluídos em julho.

Enquanto isso, além do ALBS da AlmaLinux, eles estão analisando o suporte COPR, automatizando a construção e publicação de imagens de contêiner e VM e espaços de nomes de organização/SIG dentro do sistema de compilação.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.