Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

30/03/2021 às 15:49

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8

AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8

A equipe do AlmaLinux OS anunciou hoje a disponibilidade do primeiro lançamento estável de seu sistema operacional. O AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8, que teve o fim da vida útil antecipado para este ano, conforme decisão da Red Hat. Aliás, até hoje o assunto gera polêmica, uma vez que o CentOS 8 deveria ter um longo suporte. Porém, ele foi oficialmente substituído pelo CentOS Stream. Todos fazem parte de uma versão derivada do Red Hat Enterprise Linux.

Cerca de quatro meses atrás, quando a Red Hat anunciou que encerraria a série do sistema operacional CentOS Linux 8 no final de 2021, com foco no CentOS Stream 8, vários desenvolvedores começaram a trabalhar em substituições do CentOS Linux. Um deles é o AlmaLinux OS, desenvolvido pelos criadores do CloudLinux OS, uma distribuição Linux popular baseada no CentOS Linux e comercializada para provedores de hospedagem compartilhada.

AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8

AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8

Ele pretende ser um substituto imediato compatível com o binário 1:1 para o CentOS Linux que é eternamente gratuito, de código aberto e pronto para empresas, com um período de suporte muito longo.

“Também estamos anunciando a formação de uma organização sem fins lucrativos que assumirá a responsabilidade pelo gerenciamento do projeto AlmaLinux OS daqui para frente, e alguns dos membros do conselho que conduzirão esse esforço”, disseram os desenvolvedores.

O AlmaLinux OS está aqui para aqueles que desejam uma versão mais recente e gratuita da série do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8 para rodar em seus servidores, seja em casa ou em um pequeno escritório.

A equipe do AlmaLinux OS diz que você também pode usá-lo para computação de finalidade geral, na nuvem, em instalações bare-metal ou em contêineres. Então, se você estiver interessado em experimentar o AlmaLinux OS, você pode baixar a versão 8.3 agora mesmo do site oficial.

Três opções estão disponíveis, uma edição completa com tudo que você precisa para construir um servidor Linux, bem como imagens mínimas e de inicialização para quem gosta de personalizar suas instalações. Por enquanto, o AlmaLinux OS é suportado apenas em plataformas de 64 bits (x86_64). No entanto, a equipe de desenvolvimento promete oferecer suporte para plataformas ARM também em um futuro próximo.

Versão beta desde fevereiro

Pelo menos desde o dia dois de fevereiro o sistema AlmaLinux está disponível como uma versão beta. Portanto, acaba de ser lançada uma versão beta do AlmaLinux para substituir o CentOS Linux

9to5 Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.