in

AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8

Este é o primeiro sistema operacional a ter uma versão estável para substituir o CentOS.

AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8

A equipe do AlmaLinux OS anunciou hoje a disponibilidade do primeiro lançamento estável de seu sistema operacional. O AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8, que teve o fim da vida útil antecipado para este ano, conforme decisão da Red Hat. Aliás, até hoje o assunto gera polêmica, uma vez que o CentOS 8 deveria ter um longo suporte. Porém, ele foi oficialmente substituído pelo CentOS Stream. Todos fazem parte de uma versão derivada do Red Hat Enterprise Linux.

- Anúncios -

Cerca de quatro meses atrás, quando a Red Hat anunciou que encerraria a série do sistema operacional CentOS Linux 8 no final de 2021, com foco no CentOS Stream 8, vários desenvolvedores começaram a trabalhar em substituições do CentOS Linux. Um deles é o AlmaLinux OS, desenvolvido pelos criadores do CloudLinux OS, uma distribuição Linux popular baseada no CentOS Linux e comercializada para provedores de hospedagem compartilhada.

AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8

AlmaLinux OS é o primeiro lançamento estável para substituir o CentOS Linux 8

Ele pretende ser um substituto imediato compatível com o binário 1:1 para o CentOS Linux que é eternamente gratuito, de código aberto e pronto para empresas, com um período de suporte muito longo.

“Também estamos anunciando a formação de uma organização sem fins lucrativos que assumirá a responsabilidade pelo gerenciamento do projeto AlmaLinux OS daqui para frente, e alguns dos membros do conselho que conduzirão esse esforço”, disseram os desenvolvedores.

O AlmaLinux OS está aqui para aqueles que desejam uma versão mais recente e gratuita da série do sistema operacional Red Hat Enterprise Linux 8 para rodar em seus servidores, seja em casa ou em um pequeno escritório.

A equipe do AlmaLinux OS diz que você também pode usá-lo para computação de finalidade geral, na nuvem, em instalações bare-metal ou em contêineres. Então, se você estiver interessado em experimentar o AlmaLinux OS, você pode baixar a versão 8.3 agora mesmo do site oficial.

Três opções estão disponíveis, uma edição completa com tudo que você precisa para construir um servidor Linux, bem como imagens mínimas e de inicialização para quem gosta de personalizar suas instalações. Por enquanto, o AlmaLinux OS é suportado apenas em plataformas de 64 bits (x86_64). No entanto, a equipe de desenvolvimento promete oferecer suporte para plataformas ARM também em um futuro próximo.

Versão beta desde fevereiro

Pelo menos desde o dia dois de fevereiro o sistema AlmaLinux está disponível como uma versão beta. Portanto, acaba de ser lançada uma versão beta do AlmaLinux para substituir o CentOS Linux

9to5 Linux

Written by Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

KDE Frameworks 5.81 lançado com KHamburgerMenu e outras novidades

KDE Plasma 5.18.7 LTS lançado com melhor suporte para Qt 5.12 e pacotes recentes do Mesa

o-google-discover-esta-mostrando-cada-vez-mais-noticias-antigas

O Google Discover está mostrando cada vez mais notícias antigas