Amazon acaba com serviços do site Alexa.com

Depois de 25 anos, a Amazon resolveu encerrar, dia 1º de maio de 2022, todos os serviços oferecidos pelo site Alexa.com. O site foi um dos pioneiros da internet e oferecia serviços como medição de tráfego de sites. São várias ferramentas para análise de dados sobre acesso

O serviço existe desde 1996 e a Alexa é pioneira global no mundo do insight analítico. Ela promete um “serviço de análise da web mais robusto e preciso de qualquer provedor”.

As estimativas de tráfego da Alexa são baseadas em dados de nosso painel de tráfego global, que é uma amostra de milhões de usuários da Internet usando uma das muitas extensões de navegador diferentes. Além disso, coletamos muitos de nossos dados de tráfego de fontes diretas na forma de sites que optaram por instalar o script Alexa em seu site e certificar suas métricas. No entanto, os proprietários de sites sempre podem optar por manter suas métricas certificadas privadas.

Nossa classificação de tráfego global é uma medida do desempenho de um site em relação a todos os outros sites da Web nos últimos 3 meses. A classificação é calculada usando uma metodologia proprietária que combina a média estimada de visitantes únicos diários de um site e seu número estimado de visualizações de página nos últimos 3 meses. Fornecemos uma classificação específica de país semelhante, que é uma medida da classificação de um site em um determinado país em relação a outros sites no último mês.

Em um breve comunicado sobre o fim disso tudo, a empresa diz o seguinte:

Amazon acaba com serviços do site Alexa.com

Vinte e cinco anos atrás, fundamos a Alexa Internet. Após duas décadas ajudando você a encontrar, alcançar e converter seu público digital, tomamos a difícil decisão de descontinuar o Alexa.com em 1º de maio de 2022. Obrigado por nos tornar seu recurso principal para pesquisa de conteúdo, análise competitiva , pesquisa de palavras-chave e muito mais.

Amazon acaba com serviços do site Alexa.com

Segundo a empresa, todos os clientes atuais deixarão de ter o serviço a partir desta data. Eles informam que o Alexa.com parou de oferecer novas assinaturas em 8 de dezembro de 2021. Os clientes com assinaturas existentes continuarão tendo acesso a suas assinaturas até 1º de maio de 2022. Depois disso, os clientes não terão mais acesso ao Alexa.com.

A última data de cobrança da assinatura será anterior a 1º de abril de 2022. Até lá, segundo comunicado no próprio site, os clientes continuarão tendo acesso ao Alexa.com até 1º de maio de 2022.

Para quem usa Alexa.com e/ou as APIs do serviço de informações da Web do Alexa.com, a empresa informa que será dado um prazo maior pois essas APIs serão desativadas em 15 de dezembro de 2022. Esta será a última data em que os clientes poderão obter dados por meio da API.

Se você tiver um script que é executado continuamente ou tem uma execução agendada, o script deve ser desativado antes de 15 de dezembro de 2022. Caso contrário, o script receberá apenas erros “410 GONE” a partir de 15 de dezembro de 2022.

Do mesmo modo, é possível excluir a conta pessoal no Alexa.com.

Você pode encontrar mais informações aqui: Desativaremos as APIs do Alexa.com em 15 de dezembro de 2022.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile